Política / Assembleia Legislativa
Assembleia vota aviso obrigatório a autistas sobre suspensão de plano de saúde em MS
Proposta proíbe discriminação por operadoras e reforça direitos de beneficiários com TEA; outros três projetos estão na pauta desta terça-feira
08/07/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza sessão ordinária nesta terça-feira (8), com destaque para a votação da redação final do Projeto de Lei 146/2025, que obriga operadoras de planos de saúde a notificarem previamente beneficiários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre suspensões ou cancelamentos de seus contratos.
A sessão tem início às 9h no plenário e é aberta ao público, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.
De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), o projeto já havia sido aprovado por unanimidade na sessão anterior, mas retorna ao plenário com emenda substitutiva integral, apresentada pelo próprio autor. Além do aviso prévio obrigatório, a matéria proíbe operadoras de recusar contratos a autistas ou impor carências e custos abusivos, em comparação aos demais usuários.
A medida busca garantir igualdade de acesso e proteção jurídica a um dos públicos mais vulneráveis do sistema de saúde suplementar.
Autor: deputado Pedrossian Neto (PSD)
Discussão: 1ª votação
Objetivo: criar uma campanha anual, no mês de maio, com ações educativas e cursos de capacitação para prevenção de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.
Autor: deputado Caravina (PSDB)
Discussão: única
Proposta: criação da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo para profissionais do rodeio, reconhecendo suas contribuições culturais e esportivas.
Discussão: única
Objetivo: alterar as leis estaduais 5.829/2022 e 5.830/2022 para reforçar a segurança jurídica em contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área da saúde, especialmente autorizando o uso de recursos estaduais como garantias financeiras.
A população pode participar presencialmente no plenário ou acompanhar a transmissão ao vivo por meio dos canais oficiais:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PT projeta candidatura própria ao governo de MS com Zeca do PT ou Fábio Trad
Leia Mais
O fantasma da redação do Diário da Serra
Leia Mais
Bolsonaro pode ser preso após julgamento no STF? Entenda os cenários possíveis
Leia Mais
Quem são os ministros que vão julgar Bolsonaro no STF: conheça a composição e o rito do julgamento
Municípios