Turismo / Conhecimento
Cidade Zigurats: entre ciência, misticismo e arquitetura futurista no coração de Mato Grosso do Sul
Complexo fundado por Urandir Fernandes atrai turistas e pesquisadores com tecnologias avançadas, pirâmide de 63 metros e conexão com vórtices energéticos no Paralelo 19
04/07/2025
07:30
DA REDAÇÃO
Cidade Zigurats, ao centro a construção da grande pirâmide
Um cenário que mistura paisagens do cerrado, arquitetura fora dos padrões tradicionais e mistérios que desafiam a ciência convencional. Assim é a Cidade Zigurats, localizada no município de Corguinho, a cerca de 40 km da rodovia MS-080 e a pouco mais de 100 km de Campo Grande (MS). O local foi destaque recente no programa "O Melhor da Noite", apresentado por Otaviano Costa, com reportagem especial do quadro MDN DOC, comandado pelo DJ Thaíde.
Idealizada há mais de 30 anos por Urandir Fernandes de Oliveira, a Cidade Zigurats foi construída em uma área considerada especial por sua localização sobre o Paralelo 19, faixa da Terra marcada por fenômenos energéticos segundo linhas de estudo que combinam geografia, astronomia e espiritualidade. Civilizações antigas como os maias, egípcios e vedas teriam construído seus templos e pirâmides sobre vórtices semelhantes.
Inspirado por esse conceito, Urandir iniciou a construção de um complexo autossustentável com foco em pesquisa científica, turismo e desenvolvimento humano. No alto da Serra de Maracaju, Zigurats abriga trilhas, mata nativa, monumentos, sítios arqueológicos e estruturas imponentes – como o Monumento Escalonado, uma pirâmide de 63 metros de altura em formato inspirado na pirâmide de Djoser, no Egito.
“Quando o sol ou a lua cheia iluminam as casas arredondadas de Zigurats, a cidade parece coberta por pérolas. É por isso que a chamam de Pérola do Universo”, destaca um dos relatos da visita do programa.
O condomínio possui 1.028 lotes residenciais, com casas de arquitetura abobadada, projetadas para oferecer isolamento térmico, segurança e equilíbrio energético. O centro da cidade é formado por oito avenidas alinhadas com os pontos cardeais, convergindo para uma rotatória em forma de rosa dos ventos.
Entre as estruturas estão:
Auditório com capacidade para 500 pessoas
Campo de futebol moderno
Lojas, pousadas e restaurantes
Sistema próprio de abastecimento de água potável sobre o Aquífero Guarani
Produção de alimentos orgânicos e sistema de saneamento limpo
O Centro Tecnológico conduz estudos em áreas como neurociência, nutrição, sustentabilidade e ufologia. As pesquisas são mantidas por associados da Dakila Pesquisas, entidade sediada na cidade. O objetivo declarado é promover o desenvolvimento pessoal e a expansão do conhecimento humano.
Um dos destaques é a construção da pirâmide escalonada de 63 metros, que ao final terá 12 andares e será considerada o maior gerador de energia quântica do mundo, segundo seus idealizadores.
Zigurats atrai mensalmente cerca de 3 mil visitantes, a maioria deles integrantes da comunidade Dakila. O turismo gira em torno das ACs (Atividades de Campo), voltadas ao autoconhecimento e estudos práticos. A cidade também abriga o Recanto de Havalon, ponto de eventos e treinamentos.
Além do fascínio pelo conteúdo místico e tecnológico, o projeto gera empregos e movimenta a economia local, beneficiando também cidades vizinhas como Rochedo.
“Conhecimento é a palavra-chave em Zigurats. A cidade não é apenas um espaço físico, mas um legado de pesquisa, cultura e inovação”, afirma Urandir Fernandes.
A Cidade Zigurats está aberta a visitantes de forma espontânea (bate e volta). Para quem deseja hospedagem ou experiência mais imersiva, o contato pode ser feito com a Zig Tur pelo WhatsApp: 📱 (67) 99803-3999.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Arara-azul é oficializada como ave símbolo de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira cobra ações do Governo após queda de caixa d’água na Aldeia Jaguapiru
Leia Mais
Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia (MS)
Leia Mais
Zé Teixeira enaltece gestão de Nô na Câmara de Rio Brilhante e destaca parceria institucional com resultados concretos
Municípios