Sebrae / Empreendedorismo
Parceria entre Sebrae/MS e Embrapii impulsiona inovação tecnológica para pequenos negócios da bioeconomia
O objetivo é desenvolver produtos e serviços com alta qualidade e menor impacto ambiental
04/07/2025
07:00
SEBRAE
A empreendedora Zoe Aparecida Fontes Pereira conta com o apoio do Sebrae e Embrapii para desenvolver nova tecnologia para o negócio de produção de mudas que possui
Inovação, sustentabilidade e desenvolvimento caminham lado a lado na parceria firmada entre o Sebrae/MS e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A iniciativa é viabilizada por meio da Agrotec, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), unidade Embrapii em Mato Grosso do Sul, e tem como foco apoiar micro e pequenas empresas da bioeconomia na criação de soluções tecnológicas que aumentem a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade dos produtos e serviços oferecidos.
Por meio desse trabalho, o Sebrae/MS identifica empresas atendidas pela instituição com potencial inovador para conectá-las à Embrapii, como forma de ampliar o acesso à inovação. “A Embrapii é uma potência instalada dentro da Agrotec UFMS e a parceria com o Sebrae tem justamente esse propósito: aproximar toda essa estrutura tecnológica do pequeno negócio e ajudar esses empreendedores a inovarem. Boa parte dos projetos conta com até 70% de subsídio da Embrapii, e, dos 30% restantes, o Sebrae ainda pode apoiar com recursos adicionais. Nosso papel é ser a ponte entre o que existe nas instituições de ciência e tecnologia e o empreendedor que está no dia a dia, fazendo seu negócio acontecer”, destacou a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello.
Segundo a diretora da Unidade Embrapii e coordenadora de Gestão de Projetos da UFMS, Pamela Carolini Gonçalves, esse trabalho é fundamental para possibilitar a conexão entre mercado e academia. “Essa parceria com o Sebrae é essencial para que pequenas e médias empresas, que muitas vezes têm vontade de inovar mas não conseguem sozinhas, tenham acesso ao suporte necessário. A presença da Embrapii dentro da UFMS permite aproximar esses negócios da universidade, gerando uma troca valiosa: empresas têm acesso à estrutura e conhecimento, enquanto os alunos participam de projetos reais, se conectando ao mercado. É uma relação em que todos ganham”, destacou.
Negócios em expansão com inovação e tecnologia
A empreendedora Zoe Aparecida Fontes Pereira, da Flora Pantanal, já contava com o apoio do Sebrae por meio do programa Inova Pantanal — iniciativa voltada ao fomento de soluções em bioeconomia para o desenvolvimento sustentável do bioma. No entanto, identificou a necessidade de incorporar novas tecnologias ao seu negócio de mudas e torná-lo ainda mais sustentável. Foi assim que surgiu a Viveiro Ecovita, empresa criada com o propósito de produzir mudas de alta qualidade e com menor impacto ambiental.
“Trabalhamos há mais de dez anos com produção de mudas nativas e, recentemente, investimos em uma máquina que permite a produção de paper pots, uma alternativa sustentável aos tubetes plásticos. A partir do momento em que fomos encaminhados para a Embrapii, firmamos um contrato para desenvolver um substrato específico que potencialize a germinação e o crescimento das mudas. A expectativa é ter um produto de alta qualidade, mais competitivo e com menor impacto ambiental, contribuindo com a cadeia da restauração ecológica e com as metas de carbono zero”, destacou Zoe.
Para mais informações de ações realizadas por pequenos negócios apoiados pelo Sebrae/MS, entre em contato com a Central de Relacionamentos do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump liga para Putin e anuncia organização de reunião trilateral com Zelensky
Leia Mais
Governo Trump reage a Flávio Dino e intensifica ataques contra Alexandre de Moraes: “tóxico”
Leia Mais
Zema evita confronto após ataques dos filhos de Bolsonaro, que chamaram governadores de 'ratos da direita'
Leia Mais
Faustão recebe alta da UTI, mas segue internado em São Paulo após novos transplantes
Municípios