Justiça / Luto
Morre Augusto Corrêa da Costa, ex-presidente da OAB/MS e figura histórica da advocacia sul-mato-grossense
Corpo será velado nesta terça-feira (1º), em Campo Grande; cremação ocorrerá no Jardim das Palmeiras
30/06/2025
23:50
DA REDAÇÃO
Augusto Corrêa da Costa durante discurso na sede da OAB/MS, em Campo Grande (Foto: Divulgação/OAB/MS)
Faleceu nesta segunda-feira (30), aos 87 anos, o advogado Augusto José Corrêa da Costa, segundo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e Membro Honorário Vitalício da entidade. A causa da morte não foi divulgada.
O velório será realizado nesta terça-feira (1º), das 11h às 15h, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande, onde também ocorrerá a cremação do corpo, conforme decisão da família.
Augusto Corrêa da Costa presidiu a OAB/MS durante o biênio 1981/1982, e teve papel fundamental na consolidação da entidade no Estado. Durante sua gestão, viabilizou a construção da primeira sede própria da instituição, localizada na Rua José Santiago. Foi agraciado com a Medalha Heitor Medeiros, a mais alta honraria concedida pela seccional.
Conhecido como “Doutor Guto”, era respeitado pela advocacia sul-mato-grossense por seu compromisso com a democracia, a liberdade e a defesa do Estado de Direito. Em julho de 2024, participou de sua última solenidade pública durante a celebração dos 30 anos do Estatuto da Advocacia, onde fez um discurso memorável em defesa da categoria e das instituições democráticas.
Em nota oficial, a OAB/MS decretou luto oficial e manifestou “profundo pesar” pelo falecimento de seu ex-presidente. O atual presidente da Ordem, Bitto Pereira, lamentou a perda:
“Doutor Guto foi um presidente espetacular. Tive a honra de homenageá-lo no ano passado, e ele fez um discurso memorável que jamais esquecerei. A advocacia de Mato Grosso do Sul está enlutada.”
Outros membros honorários da entidade também prestaram homenagens. O conselheiro federal Mansour Elias Karmouche destacou:
“Foi um presidente à frente do seu tempo, com sua nobreza e tratamento diferenciado. Ajudou a construir nossa gloriosa instituição com seus ensinamentos.”
Já o também honorário vitalício Hélvio de Freitas Pissurno descreveu Corrêa da Costa como:
“Grande presidente, pensador genial, humanista vocacionado. Seu passamento enluta nossa classe e a torna órfã de um dos seus maiores vultos.”
Além da trajetória na advocacia, Augusto Corrêa da Costa era sobrinho do ex-governador de Mato Grosso do Sul Fernando Corrêa da Costa, e padrinho e primo da senadora Tereza Cristina (PP-MS), integrando uma família de notável atuação pública e política no Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Revendedoras de MS terão que informar se veículo é de leilão, locadora ou recuperado de sinistro
Leia Mais
Lidio Lopes critica concessão da BR-163 e sinaliza planos para as eleições de 2026
Leia Mais
Cassems investe em rede própria e aposta em serviços de alta complexidade para manter plano saudável
Leia Mais
Paranaíba celebra 168 anos com shows nacionais e resgate histórico: festa será de 2 a 5 de julho
Municípios