Sebrae / Empreendedorismo
Fomento à inovação marca abertura da Pantanal Tech 2025
Realizado na UEMS, em Aquidauana, evento segue até domingo (29) com ampla programação que inclui iniciativas do Sebrae/MS
26/06/2025
20:45
SEBRAE
©DIVULGAÇÃO
O uso da tecnologia para impulsionar as potencialidades da região é uma das principais temáticas da 2ª edição da Pantanal Tech, realizada na Unidade Universitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Aquidauana. A programação conta com a participação de diversas instituições, entre elas o Sebrae/MS, que apresenta ações voltadas à inovação, bioeconomia, turismo e economia criativa.
A feira teve início nesta quinta-feira (26) com uma solenidade na Arena Paxixi, que reuniu lideranças políticas, representantes do setor produtivo, pesquisadores e empreendedores. Entre os destaques da abertura, está o lançamento do “Desafio Pantanal Tech 2025”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Sebrae/MS. O edital tem como objetivo estimular soluções inovadoras, valorizando o conhecimento científico, a criatividade e o empreendedorismo como motores do desenvolvimento regional.
Na ocasião, o governador Eduardo Riedel destacou a relevância do evento por promover a convergência entre diferentes setores em torno da preservação e valorização do Pantanal. “Iniciativas como essa são relevantes para acabar com uma divergência histórica entre preservação e desenvolvimento. É possível alinhar essas duas necessidades reunindo todos os atores que estão aqui, desde a nossa cultura, da produção e preservação. Sabemos que há desafios, mas conseguimos mobilizar mentes e corações para um projeto onde todos os envolvidos assumiram a responsabilidade daquilo que é aqui de Mato Grosso do Sul, o Pantanal”, afirmou Riedel.
O conselheiro do Sebrae/MS e secretário da Semadesc, Jaime Verruck, ressaltou os avanços proporcionados pela articulação entre diferentes setores. “A Pantanal Tech trouxe um olhar para o bioma sob o viés da tecnologia e inovação, mas, principalmente, um olhar para todos os atores que compõem a região: o produtor rural, pequenas empresas e comunidades tradicionais. E já conseguimos ver o resultado dessa união, como produtos consolidados, regularizados e com marca. Então, a Pantanal Tech traduz uma política pública real de desenvolvimento”, pontuou Verruck.
Entre as instituições engajadas no fortalecimento do bioma, o Sebrae/MS contribui com o estímulo ao empreendedorismo local e à adoção de práticas sustentáveis. A presença da instituição no evento reforça o apoio aos pequenos negócios e o incentivo a modelos que conciliam desenvolvimento econômico com conservação ambiental. Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a Pantanal Tech é uma oportunidade para destacar o potencial da região.
“Este é um evento que marca Mato Grosso do Sul como uma grande proposta, levando experiências de economia criativa, turismo rural e fomento à inovação, o que possibilita trazer uma visão de desenvolvimento sustentável dentro deste vasto território, e o Sebrae se faz presente por contribuir com esse trabalho. Atuamos com diversos parceiros para apoiar os pequenos negócios, fomentar a inovação, e promover engajamento da sociedade em prol do desenvolvimento do Estado”, afirmou Tito Estanqueiro.
Dentre os participantes da solenidade de abertura também estiveram presentes os conselheiros do Sebrae/MS: Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc; Márcio Pereira, diretor-presidente da Fundect; e Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio.
Troca de conhecimentos e práticas inovadoras
Até domingo (29), a Pantanal Tech oferece uma ampla programação composta por palestras, painéis e uma exposição que reúne diversas instituições parceiras. O público tem a oportunidade de conhecer iniciativas e soluções que dialogam com as vocações econômicas e ambientais do Pantanal.
Como parte do cronograma, o Sebrae apresenta ao público um recorte do trabalho que desenvolve na região, com destaque para os segmentos de bioeconomia, inovação, turismo e economia criativa. As ações podem ser conferidas no estande institucional, que estará aberto durante todos os dias do evento.
A instituição também marca presença no Espaço Economia Criativa, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), com a participação de dez expositores que comercializam produtos de artesanato e agroindústria. Entre eles, estão empreendedores que possuem o selo Made in Pantanal – iniciativa do Sebrae que valoriza e traz visibilidade a produtos e serviços originários do bioma.
Ainda como parte da programação da feira, o Sebrae promove o Encontro Estadual dos Ecossistemas de Inovação, reunindo representantes de 12 municípios, incluindo Aquidauana. O objetivo é promover o intercâmbio de boas práticas entre os diferentes territórios e fortalecer o uso da inovação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Sobre a Pantanal Tech
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da UEMS, a Pantanal Tech tem como proposta se consolidar como uma das maiores feiras de tecnologia e inovação para o agro em Mato Grosso do Sul. A edição deste ano mantém o foco em inovação e soluções sustentáveis, reunindo especialistas, instituições e produtores para discutir os caminhos para o desenvolvimento equilibrado do Pantanal.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site oficial do evento: pantanaltechms.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump liga para Putin e anuncia organização de reunião trilateral com Zelensky
Leia Mais
Governo Trump reage a Flávio Dino e intensifica ataques contra Alexandre de Moraes: “tóxico”
Leia Mais
Zema evita confronto após ataques dos filhos de Bolsonaro, que chamaram governadores de 'ratos da direita'
Leia Mais
Faustão recebe alta da UTI, mas segue internado em São Paulo após novos transplantes
Municípios