Política / Internacional
Senador Nelsinho Trad recebe sinal verde da FAB para repatriação de brasileiros em Israel
Força Aérea afirma estar pronta para missão; operação depende de acionamento oficial do governo federal
18/06/2025
18:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), recebeu nesta quarta-feira (18) uma resposta oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmando que está preparada para executar missões de repatriação de brasileiros retidos em Israel, em meio à escalada do conflito com o Irã.
O comunicado, assinado pelo chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, afirma que a FAB "encontra-se em condições de realizar a respectiva missão". No entanto, a execução da operação depende de um acionamento oficial por parte do Ministério das Relações Exteriores, sob orientação da Presidência da República, e do Ministério da Defesa.
A FAB também informou que já encaminhou o tema ao Ministério da Defesa e mantém sua estrutura disponível para qualquer operação de resgate, mediante acionamento. Atualmente, 28 brasileiros, incluindo três sul-mato-grossenses, estão em processo de retirada via Jordânia, com apoio logístico do governo israelense para deslocamento até o país vizinho. Outros 12 brasileiros já conseguiram retornar ao Brasil em voos comerciais.
Além dos brasileiros em missões oficiais, como os que participavam da Expo Muni e do Consórcio Brasil Central, o senador acompanha de perto a situação de 56 religiosos na Galileia e de outros turistas que também solicitaram auxílio.
O espaço aéreo israelense segue fechado, o que impede a realização de voos diretos, mas a sinalização da FAB é vista como um passo fundamental para viabilizar uma possível operação emergencial.
“Seguimos em diálogo direto com a FAB e o Itamaraty. Essa sinalização é uma demonstração de que estamos prontos para agir. Nosso foco é garantir que todos os brasileiros voltem para casa em segurança”, afirmou o senador Nelsinho Trad.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado aprova prorrogação do prazo para regularização de 32 mil imóveis na fronteira de MS até 2030
Leia Mais
Após mais de uma década de reivindicações, Dourados terá sua própria Ceasa
Leia Mais
Estudantes de Direito organizam abaixo-assinado por oficialização da UEMS em Bataguassu e criação da 3ª turma do curso
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública digital para planejar próximos anos da instituição
Municípios