Política / Internacional
Senador Nelsinho Trad recebe sinal verde da FAB para repatriação de brasileiros em Israel
Força Aérea afirma estar pronta para missão; operação depende de acionamento oficial do governo federal
18/06/2025
18:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), recebeu nesta quarta-feira (18) uma resposta oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmando que está preparada para executar missões de repatriação de brasileiros retidos em Israel, em meio à escalada do conflito com o Irã.
O comunicado, assinado pelo chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, afirma que a FAB "encontra-se em condições de realizar a respectiva missão". No entanto, a execução da operação depende de um acionamento oficial por parte do Ministério das Relações Exteriores, sob orientação da Presidência da República, e do Ministério da Defesa.
A FAB também informou que já encaminhou o tema ao Ministério da Defesa e mantém sua estrutura disponível para qualquer operação de resgate, mediante acionamento. Atualmente, 28 brasileiros, incluindo três sul-mato-grossenses, estão em processo de retirada via Jordânia, com apoio logístico do governo israelense para deslocamento até o país vizinho. Outros 12 brasileiros já conseguiram retornar ao Brasil em voos comerciais.
Além dos brasileiros em missões oficiais, como os que participavam da Expo Muni e do Consórcio Brasil Central, o senador acompanha de perto a situação de 56 religiosos na Galileia e de outros turistas que também solicitaram auxílio.
O espaço aéreo israelense segue fechado, o que impede a realização de voos diretos, mas a sinalização da FAB é vista como um passo fundamental para viabilizar uma possível operação emergencial.
“Seguimos em diálogo direto com a FAB e o Itamaraty. Essa sinalização é uma demonstração de que estamos prontos para agir. Nosso foco é garantir que todos os brasileiros voltem para casa em segurança”, afirmou o senador Nelsinho Trad.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeito de Ivinhema avalia nomear ex-esposa para Secretaria de Habitação e conduzir entrega de 300 casas populares
Leia Mais
Gleice Jane destina emenda para compra de motocicletas e reforça ações de combate às endemias em Dourados
Leia Mais
“Não se trata só de fake news, se trata de crime”, afirma Wellington Dias sobre mentiras envolvendo o Bolsa Família
Leia Mais
Caso Master: Toffoli defende atuação no inquérito e admite que processo pode deixar o STF
Municípios