Educação / Sustentabilidade
Projeto da UEMS que reaproveita filtros de cigarro na construção civil é premiado pelo Crea-MS
Iniciativa ambiental inovadora conquista 3º lugar no Prêmio Ipê Amarelo e reforça protagonismo da universidade na pesquisa sustentável
11/06/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi destaque no III Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente, promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS) do Crea-MS, ao conquistar o terceiro lugar na categoria Instituição Pública com um projeto inovador que propõe o reaproveitamento de filtros de cigarro como isolantes térmicos na construção civil.
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 5 de junho, em Campo Grande, durante a XII Semana do Meio Ambiente do Crea-MS, reunindo representantes da UEMS e de outras nove instituições finalistas.
A pesquisa, intitulada “Investigação sobre a possibilidade do uso de filtros de cigarros como isolantes térmicos na construção civil”, foi desenvolvida nos laboratórios do CEPEMAT (Centro de Pesquisas em Materiais) e do CESAM (Centro de Estudos em Saneamento Ambiental) da UEMS. O projeto tem como foco a transformação de resíduos altamente poluentes em materiais úteis e sustentáveis.
Hoje, os filtros de cigarro apreendidos nas fronteiras brasileiras são geralmente incinerados, liberando microplásticos e gases nocivos ao meio ambiente. A proposta da UEMS visa transformar esses resíduos em placas térmicas para habitações, oferecendo uma alternativa viável e ecologicamente correta, além de auxiliar na redução dos estoques da Receita Federal.
A iniciativa também conta com o apoio da SOLENMAT (Soluções em Engenharia dos Materiais), empresa incubada pela FÊNIX.
🗨️ “Foi uma experiência incrível representar a UEMS e ver nosso trabalho validado pelo Crea-MS. Isso reforça o papel da universidade na produção de conhecimento técnico e ambiental com impacto direto na sociedade”, afirmou o pesquisador Paulo Sidnei Stringhini Junior, um dos autores do projeto.
Ele também destacou que o prêmio fortalece parcerias institucionais, como a estabelecida com a Receita Federal do Brasil neste projeto.
Durante a cerimônia, também foram homenageados os pesquisadores Margarete Soares da Silva, Rony Gonçalves de Oliveira, Aguinaldo Lenine Alvez e Dalton Pedroso de Queiroz, integrantes da equipe.
Além do projeto premiado, a UEMS teve outros três trabalhos entre os finalistas:
“Educação ambiental com minhocários no ensino fundamental: um projeto sustentável”
“Resíduos Sólidos: Destinação Legal”
Um terceiro projeto na categoria Estudante
Essas conquistas reforçam o comprometimento da UEMS com inovação, sustentabilidade e impacto social, consolidando seu papel como referência no desenvolvimento científico regional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fábio Trad se reúne com cúpula nacional do PT para definir filiação
Leia Mais
Três Lagoas recebe governador, CEOs e especialistas para o 7º Congresso Florestal MS nesta segunda-feira (18)
Leia Mais
Hospital de Câncer Alfredo Abrão conquista, pela primeira vez, aprovação no PRONON para compra de moderna Ressonância Magnética
Leia Mais
Energisa leva serviços gratuitos e sorteio de eletrodomésticos ao 39º Mutirão Todos em Ação na Vila Popular
Municípios