Educação / Sustentabilidade
Professor da UEMS ganha destaque internacional em conferência da ONU na França
Lúcio Flávio Sunakozawa presidirá mesa e ministrará palestra sobre Rota Bioceânica durante evento oficial da ONU sobre os oceanos
09/06/2025
10:05
DA REDAÇÃO
Professor Lúcio Flávio tem agenda global na França em conferências sobre a sustentabilidade do planeta ©DIVULGAÇÃO
O professor Lúcio Flávio Sunakozawa, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi convidado para uma participação de destaque na One Ocean Science 2025, conferência internacional que integra a agenda oficial da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC). O evento ocorre entre 9 e 13 de junho, na cidade de Nice, na França.
Com sólida atuação nas áreas de educação ambiental, justiça climática, recursos hídricos e integração sul-americana pela Rota Bioceânica, o professor irá presidir uma mesa de debates e ministrar a conferência intitulada “Rotas Verdes para Oceanos Azuis: Educação e Economia Azul diante da Rota Bioceânica”. A apresentação destacará a experiência brasileira na formação ambiental de jovens, a atuação em comunidades vulneráveis e a integração entre bacias hidrográficas e o mar como estratégia para o desenvolvimento sustentável.
O convite partiu do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable (CEAEDD), parceiro do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (CAESE), no Brasil. A missão internacional do professor também inclui a formalização de um acordo de cooperação acadêmica e científica entre a UEMS e o CEAEDD, a ser assinada no Cluster Paris-Saclay.
“Este é um passo importante para consolidar a presença científica de Mato Grosso do Sul em debates estratégicos sobre educação oceânica e desenvolvimento sustentável”, afirmou o professor Lúcio Flávio.
Durante sua agenda na França, o professor também participará da cerimônia oficial dos 50 anos do Programa Hidrológico Intergovernamental (IHP) da UNESCO, em Paris. E no dia 15 de junho, integrará o projeto Louvre 2030 como palestrante no Museu do Louvre, onde abordará os desafios da Justiça Climática, Cidadania Global e Direitos Humanos em painel com representantes internacionais.
A missão internacional é um desdobramento do trabalho liderado por Lúcio Flávio na UEMS, envolvendo projetos como:
Educação Oceânica na Rota Bioceânica
Integração com a Diretoria Internacional (DIRIN)
Atuação do Mestrado PROFÁGUA e do Doutorado em Educação
Participação de cursos como Direito e centros como o CORAL – Observatório das Rotas da América Latina
Parcerias com instituições governamentais e centros de excelência europeus
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gerson Claro defende protagonismo de MS na agenda climática durante Pré-COP30 em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Terenos firma contrato emergencial após Operação Spotless; prefeito afastado e mais 25 são denunciados por corrupção
Leia Mais
Juiz absolve Edson Giroto em ação sobre Aquário do Pantanal, mas ex-secretário é condenado e fica inelegível por 10 anos em outro processo
Leia Mais
Sistema Fiems prorroga inscrições do Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2025 até 24 de outubro
Municípios