Justiça / Cidadania
TCE-MS apresenta programa de combate ao assédio à UFMS e fortalece rede de boas práticas institucionais
Comitê PREVAD da Corte de Contas é reconhecido por atuação preventiva, acolhimento e comunicação institucional eficaz
06/06/2025
17:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) recebeu nesta sexta-feira (6) representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) interessadas em conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo programa de prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação. A visita marca mais um passo na construção de uma rede institucional comprometida com ambientes de trabalho seguros, acolhedores e livres de violências.
As professoras Vivina Sol (pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade) e Luciana Contrera (diretora) foram recebidas pela equipe do Comitê PREVAD, formado por servidores e membros da Corregedoria e Ouvidoria do TCE, como Márcia Serra, Álvaro Scriptore Filho, Rodrigo Tonetti, Fernanda Pangoni e o secretário-geral do MPC-MS, José Lauro Espíndola.

Durante o encontro, os representantes do TCE-MS apresentaram o modelo de política interna e ações de comunicação institucional, que têm sido fundamentais para dar visibilidade à pauta e fortalecer o engajamento dos servidores.
“Tivemos excelentes referências do trabalho que estão desenvolvendo aqui. Viemos para trocar experiências e aprender ainda mais com o que o Tribunal de Contas vem realizando, especialmente na área de acolhimento e estruturação de denúncias”, destacou Luciana Contrera, da UFMS.
O programa PREVAD está regulamentado pela Resolução TCE-MS nº 213/2024 e tem como pilares:
Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual;
Combate a todas as formas de violência e discriminação;
Promoção de um ambiente digno, ético e respeitoso;
Incentivo ao respeito mútuo e à saúde mental no ambiente de trabalho.
As denúncias podem ser realizadas de forma anônima ou identificada, sempre com sigilo garantido e atenção à proteção das vítimas.
Além disso, o TCE-MS mantém um Núcleo de Acolhimento, que oferece apoio psicológico individualizado aos servidores, promovendo escuta ativa, cuidado com a saúde mental e um espaço seguro para relatos.
A visita da UFMS simboliza o avanço do diálogo entre instituições públicas no fortalecimento de boas práticas em gestão de pessoas, integridade e segurança organizacional. A expectativa é de que esse intercâmbio contribua para o aprimoramento das políticas da universidade, atualmente em fase de reformulação desde a primeira implementação em 2019.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motorista sem cinto de segurança morre após colidir carro contra árvore no bairro Tiradentes
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 14
Leia Mais
Domingo chuvoso mantém alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Mega-Sena acumula novamente e prêmio do próximo sorteio sobe para R$ 52 milhões
Municípios