Justiça / Cidadania
TCE-MS apresenta programa de combate ao assédio à UFMS e fortalece rede de boas práticas institucionais
Comitê PREVAD da Corte de Contas é reconhecido por atuação preventiva, acolhimento e comunicação institucional eficaz
06/06/2025
17:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) recebeu nesta sexta-feira (6) representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) interessadas em conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo programa de prevenção e combate ao assédio moral, sexual e à discriminação. A visita marca mais um passo na construção de uma rede institucional comprometida com ambientes de trabalho seguros, acolhedores e livres de violências.
As professoras Vivina Sol (pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade) e Luciana Contrera (diretora) foram recebidas pela equipe do Comitê PREVAD, formado por servidores e membros da Corregedoria e Ouvidoria do TCE, como Márcia Serra, Álvaro Scriptore Filho, Rodrigo Tonetti, Fernanda Pangoni e o secretário-geral do MPC-MS, José Lauro Espíndola.
Durante o encontro, os representantes do TCE-MS apresentaram o modelo de política interna e ações de comunicação institucional, que têm sido fundamentais para dar visibilidade à pauta e fortalecer o engajamento dos servidores.
“Tivemos excelentes referências do trabalho que estão desenvolvendo aqui. Viemos para trocar experiências e aprender ainda mais com o que o Tribunal de Contas vem realizando, especialmente na área de acolhimento e estruturação de denúncias”, destacou Luciana Contrera, da UFMS.
O programa PREVAD está regulamentado pela Resolução TCE-MS nº 213/2024 e tem como pilares:
Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual;
Combate a todas as formas de violência e discriminação;
Promoção de um ambiente digno, ético e respeitoso;
Incentivo ao respeito mútuo e à saúde mental no ambiente de trabalho.
As denúncias podem ser realizadas de forma anônima ou identificada, sempre com sigilo garantido e atenção à proteção das vítimas.
Além disso, o TCE-MS mantém um Núcleo de Acolhimento, que oferece apoio psicológico individualizado aos servidores, promovendo escuta ativa, cuidado com a saúde mental e um espaço seguro para relatos.
A visita da UFMS simboliza o avanço do diálogo entre instituições públicas no fortalecimento de boas práticas em gestão de pessoas, integridade e segurança organizacional. A expectativa é de que esse intercâmbio contribua para o aprimoramento das políticas da universidade, atualmente em fase de reformulação desde a primeira implementação em 2019.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
‘Falta de respeito’, diz Lia Nogueira sobre reunião de Marconi Perillo apenas com federais do PSDB em Campo Grande
Leia Mais
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de agosto nesta quarta-feira
Leia Mais
Mais de 100 médicos reforçam atendimentos nas UPAs e CRSs de Campo Grande nesta quarta-feira
Leia Mais
Presidente do Comitê Gestor descarta adiar testes da reforma tributária em 2026
Municípios