Polícia / Justiça
Paulo Cupertino é condenado a 98 anos por triplo homicídio de Rafael Miguel e seus pais
Empresário matou o ator da novela Chiquititas e os sogros por não aceitar namoro da filha; júri considerou crime doloso com duas qualificadoras
30/05/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O empresário Paulo Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel, de 22 anos, e os pais do jovem, João Alcisio Miguel e Míriam Selma Miguel, foi condenado nesta sexta-feira (30) a 98 anos de prisão em regime fechado. A decisão foi anunciada pelo Tribunal do Júri, após dois dias de julgamento no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.
A sentença acatou a denúncia do Ministério Público, que apresentou como motivação o fato de Cupertino não aceitar o relacionamento da filha, Isabela Tibcherani, então com 18 anos, com o ator. O empresário foi condenado por homicídio doloso triplo qualificado, com agravantes de motivo fútil e impossibilidade de defesa das vítimas.

Segundo a denúncia, Cupertino atirou 13 vezes contra Rafael e seus pais na frente da própria casa, no bairro Pedreira, zona sul da capital, em 30 de junho de 2019. As vítimas tinham ido até o local tentar conversar com o empresário sobre o relacionamento dos jovens. Ao abrir o portão, ele arrastou a filha para dentro e voltou armado, disparando contra os três.
Após o crime, Cupertino fugiu com ajuda de amigos. Ele passou por Sorocaba (SP) e seguiu para Ponta Porã (MS) com auxílio de Wanderley Senhora e Eduardo Machado, que foram julgados no mesmo processo, mas acabaram absolvidos por falta de provas de participação direta no planejamento da fuga.
O empresário permaneceu foragido por quase três anos. Foi preso em maio de 2022 em um hotel na capital paulista, usando identidade falsa. Com ele, a polícia encontrou tintas de cabelo, lentes de contato e chapéus, que usava para se disfarçar.
No julgamento, a filha do réu, Isabela Tibcherani, e a mãe dela, Vanessa Tibcherani, relataram um ambiente familiar opressor. Isabela contou que foi proibida de se relacionar e que o pai a manteve em isolamento por oito meses, sem celular e sem contato com o mundo exterior. Segundo ela, Cupertino afirmava: "Você só vai namorar depois dos 30, se eu deixar."
O crime causou grande repercussão nacional, especialmente por envolver o ator Rafael Miguel, conhecido por seu papel na novela Chiquititas, exibida pelo SBT. Isabela, que hoje vive longe do pai, emocionou o júri ao relatar os últimos momentos ao lado de Rafael e o terror vivido no dia do crime.
“Quando os tiros cessaram, vi o corpo do Rafael sobre o da mãe dele, perto do carro. O corpo do pai dele estava no meio da rua.”, disse Isabela em depoimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios