Institucional
TCE-MS participa de Congresso Internacional sobre Controle de Políticas Públicas
Evento debate descentralização, primeira infância e governança ambiental com foco na COP 30
27/05/2025
11:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) marca presença no IX Congresso Internacional de Controle de Políticas Públicas (CICPP), realizado entre os dias 26 e 29 de maio, em Manaus (AM). O evento, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo TCE-AM, tem como tema central "Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30", destacando a importância da governança ambiental e da descentralização administrativa no contexto brasileiro.
Entre os representantes sul-mato-grossenses estão os conselheiros substitutos Célio Lima de Oliveira e Patrícia Sarmento, além do diretor de Serviços Processuais Eduardo Dionizio e os auditores de controle externo Marcos Camillo, Leonardo Mira Marques e Fabiana Félix.
Logo no primeiro dia, Célio Lima de Oliveira participou da reunião do Comitê de Custos no Setor Público, coordenada pelo conselheiro Rodrigo Coelho (TCE-ES). A pauta incluiu a apresentação dos objetivos estratégicos do comitê e de orientações técnicas que visam fortalecer o controle externo com foco na avaliação da relação custo-benefício das políticas públicas.
“A avaliação de custos é relevante para determinar a efetividade dos recursos empregados nas políticas públicas de forma geral”, afirmou Célio Lima.
Outro destaque foi a participação do TCE-MS na reunião do Comitê Técnico da Primeira Infância, coordenado pelo conselheiro Edson Ferrari, onde foram discutidos temas como:
Qualificação dos gestores no PPA 2025
Auditoria em visitas domiciliares
Impactos das mudanças climáticas na primeira infância
Boas práticas dos Tribunais de Contas
Lançamento do livro A Primeira Infância e os Tribunais de Contas: desigualdades
Apresentação do boletim quinzenal "Primeira Infância em Foco"
Uma das edições da nova publicação traz artigo de autoria do conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, intitulado “TCE-MS prioriza apoio aos municípios na elaboração do PPA 2025”.
Clique aqui para acessar o artigo
O congresso também reforça a importância da descentralização das políticas públicas e do controle da governança ambiental, especialmente em um ano marcado pela expectativa da COP 30, conferência climática que será sediada pelo Brasil. A proposta do IX CICPP é integrar boas práticas de fiscalização com os desafios da sustentabilidade, da equidade social e da transparência nos gastos públicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro ataca Tarcísio por articulação com empresários sobre tarifaço de Trump
Leia Mais
Lula assina decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade após sobretaxa de Trump
Leia Mais
61% dos brasileiros acreditam que Lula representa melhor o país do que Bolsonaro, aponta pesquisa AtlasIntel/Bloomberg
Leia Mais
Zé Teixeira apresenta indicações para atender indígenas e famílias rurais em Laguna Carapã e Dois Irmãos do Buriti
Municípios