Política Internacional
Nelsinho Trad atua para destravar acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA
Senador busca solução para impasse envolvendo patentes de medicamentos e fortalece papel do Brasil nas negociações internacionais
22/05/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), está empenhado em destravar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e o EFTA, bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. A negociação, em estágio avançado, enfrenta entraves técnicos e diplomáticos, principalmente na área de propriedade intelectual e patentes de medicamentos.
Na última quarta-feira (22), Trad recebeu a secretária de Estado para Assuntos Econômicos da Suíça, Helene Budliger, e o embaixador suíço no Brasil, Pietro Lazzeri, para debater os desafios finais do acordo.
“Estamos a uma ou duas fases de poder fechar o acordo”, afirmou Budliger, ao destacar que o principal obstáculo está na falta de garantia de proteção para medicamentos importados.
A representante suíça destacou que o país considera o setor farmacêutico tão estratégico quanto o Brasil valoriza sua agricultura e infraestrutura. Segundo Budliger, as empresas suíças exigem respeito à propriedade intelectual, independentemente da origem do medicamento.
“Não posso permitir que minhas empresas sejam prejudicadas”, enfatizou a secretária.
Em resposta, Nelsinho Trad reforçou seu comprometimento com o avanço do tratado e recordou seu papel como relator da lei da quebra de patentes durante a pandemia da Covid-19:
“Na ocasião, construímos uma legislação que respeita a propriedade intelectual. Vamos concluir isso. O que falta?”, questionou o senador, em tom de urgência.
Trad também destacou que a conjuntura mundial exige diálogo e flexibilidade para destravar barreiras comerciais em benefício mútuo.
Os suíços querem finalizar a negociação no dia 2 de julho, em Buenos Aires, e realizar a assinatura formal no Brasil, durante a presidência temporária do país no Mercosul, o que reforçaria o protagonismo brasileiro.
“O anúncio será em território argentino, e a assinatura no Brasil, com todo o mérito para o país”, declarou Budliger.
Helene Budliger afirmou que o acordo com o EFTA poderia estimular a retomada das tratativas entre o Mercosul e a União Europeia, que também estão emperradas há anos.
“Se vocês fecharem conosco em setembro, certamente a União Europeia vai querer avançar”, provocou a representante suíça.
“Chegou o momento em que falta apenas um último empurrão para resolver essa questão”, avaliou Nelsinho Trad. “Vou interceder junto aos negociadores brasileiros. O Brasil precisa se posicionar como protagonista em acordos globais.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande abre inscrições para barracas no 23º Arraial de Santo Antônio
Leia Mais
Mato Grosso do Sul apresenta avanços em governança, sustentabilidade e educação durante Fórum Nacional da Abruem
Leia Mais
Deputado Caravina denuncia perseguição na Polícia Civil após aprovação de unificação de carreiras
Leia Mais
Deputado João Henrique comunica realização de Assembleia Geral da Cassems após decisão judicial
Municípios