Campo Grande (MS), Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Política / Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa vota nesta terça-feira redação final de projeto que homenageia Helena Meirelles

Data propõe instituir o Dia Estadual da Mulher Instrumentista em referência ao legado da "dama da viola"

20/05/2025

07:15

DA REDAÇÃO

©FRANCISCO BRITTO

Nesta terça-feira (20), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota, em redação final, o Projeto de Lei 215/2024, que institui o Dia Estadual da Mulher Instrumentista, a ser celebrado anualmente em 13 de agosto. A data faz referência ao nascimento da violeira e compositora Helena Meirelles, uma das maiores representantes da música regional sul-mato-grossense.

De autoria do deputado Caravina (PSDB), o projeto já foi aprovado por unanimidade em plenário e retorna à pauta após emenda substitutiva apresentada pelo próprio autor. A sessão ordinária tem início às 9h, é aberta ao público e conta com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa.

Helena Meirelles nasceu em 13 de agosto de 1924, em Bataguassu (MS), e faleceu em 28 de setembro de 2005. Reconhecida nacionalmente, foi chamada de “a dama da viola” e homenageada pela revista Guitar Player como uma das melhores guitarristas do mundo.

Outras propostas em pauta nesta terça-feira

Também serão analisadas outras matérias de interesse público, em diferentes fases de tramitação:

  • Projeto de Lei 130/2024 (2ª discussão) – De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), reconhece pessoas com Síndrome de Von Recklinghausen (neurofibromatose) como pessoas com deficiência.

  • Projeto de Lei 185/2024 (2ª discussão) – Proposto pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), permite a regularização imediata de débitos de licenciamento e IPVA durante abordagens a veículos automotores.

  • Projeto de Lei 86/2025 (2ª discussão) – De iniciativa do Poder Executivo, atualiza leis que compõem o Estatuto do Servidor Público, incluindo avanços como licença-maternidade para servidoras em caso de perda gestacional e adequações da reforma previdenciária.

  • Projeto de Lei 72/2024 (1ª discussão) – De autoria do deputado Roberto Hashioka (União), torna obrigatória a apresentação de certidões de antecedentes criminais para integrantes de instituições sem fins lucrativos que atuem com crianças e adolescentes, como condição para recebimento de recursos públicos.

Como acompanhar a votação

As sessões podem ser acompanhadas:

  • Presencialmente, no plenário da ALEMS

  • Pela TV ALEMS – Canal 7.2 (sinal aberto) e Canal 9 (Claro NET TV)

  • Pela Rádio ALEMS FM 105.5

  • Pelas redes sociais da Assembleia no Facebook e YouTube


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: