Política / Mídia Internacional
Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e destaca plano de fuga para Argentina
The Guardian, El País, Clarín, New York Times e Washington Post noticiaram acusações da PF contra ex-presidente e seu filho Eduardo
21/08/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O indiciamento de Jair Bolsonaro e de seu filho Eduardo Bolsonaro pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (20), repercutiu em veículos da imprensa internacional. Além de destacar as acusações por coação no curso do processo da trama golpista, jornais estrangeiros ressaltaram informações sobre um plano de asilo político na Argentina, articulado com o presidente Javier Milei.
The Guardian (Reino Unido)
Publicou a chamada: “Polícia brasileira acusa Bolsonaro de planejar fuga para a Argentina em busca de asilo”. O jornal classificou o ex-presidente como um político de extrema-direita e destacou que ele pode enfrentar pena superior a 40 anos de prisão, caso seja condenado pelo STF no julgamento previsto para o próximo mês.
El País (Espanha)
Destacou a apreensão do celular de Bolsonaro no início de agosto e informou que a PF produziu um relatório de 170 páginas solicitando nova acusação por obstrução de processo. O jornal citou que a minuta para um pedido de asilo encontrada nos dispositivos serviu de base para a solicitação de indiciamento ao Supremo.
Clarín (Argentina)
Repercutiu com o título: “Jair Bolsonaro planejava pedir asilo ao governo de Javier Milei em 2024”. O jornal explicou que o ex-presidente se declarava vítima de “perseguição política” e que o objetivo do pedido de asilo seria evitar o avanço das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.
The New York Times (EUA)
Deu destaque à relação de Bolsonaro com Milei, a quem chamou de “colega líder de direita”. O jornal enfatizou as movimentações de Eduardo Bolsonaro nos EUA, afirmando que ele visitou a Casa Branca diversas vezes em busca de apoio político. O texto citou ainda que o ex-presidente Donald Trump chegou a condicionar o comércio com o Brasil ao arquivamento do processo contra Bolsonaro.
The Washington Post (EUA)
Em um texto mais sintético, informou que Bolsonaro aguarda decisão do STF sobre a tentativa de golpe e agora enfrenta também a acusação de obstrução de Justiça, ao lado de Eduardo.
A repercussão reforça o peso político e diplomático do processo contra Bolsonaro. Além de evidenciar o plano de fuga para a Argentina, os jornais ressaltaram a influência de aliados internacionais, como Milei e Trump, nas tentativas de articulação de defesa do ex-presidente brasileiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro é novamente indiciado e pressão aumenta às vésperas de julgamento no STF
Leia Mais
PF aponta que mensagens com advogado de Trump mostram subordinação de Bolsonaro
Leia Mais
Presidente argentino Javier Milei e irmã são denunciados por corrupção em contratos médicos
Leia Mais
ALEMS vota projetos sobre fibromialgia e trabalhadores domésticos nesta quarta-feira
Municípios