Saneamento Básico
Com tecnologia e inovação, Águas Guariroba garante água todos os dias do ano em Campo Grande
Concessionária investe em inteligência operacional, novos poços e monitoramento em tempo real para enfrentar estiagens sem comprometer o abastecimento
21/08/2025
12:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em Campo Grande, abrir a torneira e ter acesso à água potável de qualidade é resultado de um sistema robusto que alia tecnologia, inovação e compromisso social. Há 25 anos, a Águas Guariroba atua além do fornecimento de água, consolidando-se como referência em saneamento básico, saúde e sustentabilidade.
Mesmo durante períodos de estiagem, a concessionária garante abastecimento regular em toda a Capital, graças a investimentos em soluções modernas e sustentáveis que asseguram flexibilidade e segurança no fornecimento.
“A nossa missão vai muito além da infraestrutura. Trabalhamos para que a água chegue com qualidade e segurança à casa das pessoas, mesmo nos dias mais secos do ano. O campo-grandense pode confiar: é só abrir a torneira”, destacou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
150 poços subterrâneos em operação;
107 reservatórios interligados, garantindo flexibilidade;
Mais de 200 pontos de monitoramento espalhados pela cidade;
206 mil análises de qualidade em 2024, acompanhando 114 parâmetros técnicos.
A robustez do sistema reflete no cotidiano da população. O cabeleireiro Ivanildo Soares da Silva, comerciante há 35 anos no bairro Coophavila 2, reforça a confiança no serviço:
“Mesmo nesse período de escassez de chuva, eu tenho a tranquilidade de trabalhar sabendo que não vai faltar água. A Águas Guariroba garante isso todos os dias.”
Entre os destaques de 2024 estão:
Perfuração de novos poços profundos no Aquífero Guarani;
Construção de reservatórios em bairros como Nova Lima, Nova Campo Grande e Pênfigo;
Novos poços em andamento:
Novos Estados: 600 metros de profundidade e capacidade de 180 mil litros/hora;
São Conrado: previsão de 500 metros e até 315 mil litros/hora.
Essas ações vão beneficiar diretamente mais de 50 mil pessoas.
O Centro de Controle de Operação (CCO) é um dos pilares da gestão preventiva. Com o uso de Inteligência Artificial, é possível prever, com até seis meses de antecedência, a vazão do córrego Guariroba, responsável por 40% do abastecimento da cidade.
Além disso, dispositivos inteligentes Loggers monitoram a pressão da rede em tempo real, identificando possíveis vazamentos e permitindo respostas imediatas.
“Trabalhamos com responsabilidade, planejamento e inovação para que, mesmo na estiagem, não haja preocupação. Nossa gestão é feita com compromisso com a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Francis Moreira Faustino Yamamoto, diretora-executiva da Águas Guariroba.
Com essa estrutura integrada, a concessionária reforça seu compromisso em transformar a vida da população campo-grandense, garantindo água todos os dias do ano e construindo um futuro mais saudável e sustentável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Silas Malafaia admite possibilidade de prisão e intensifica ataques a Alexandre de Moraes
Leia Mais
Novo RG pode ser emitido também aos sábados em Campo Grande no Shopping Norte Sul Plaza
Leia Mais
Mato Grosso do Sul recebe seis Unidades Odontológicas Móveis para ampliar atendimento em áreas remotas
Leia Mais
PF aponta movimentação de R$ 30 milhões em contas de Jair Bolsonaro em um ano
Municípios