Campo Grande (MS), Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025

Ampla Visão

Federações partidárias: pesarão em 2026?

Federações partidárias e eleições de 2026; ingresso de Fábio Trad no PT; alianças regionais e nacionais; reserva de vagas para mulheres; bastidores da Assembleia e disputas pelo Senado em MS.

21/08/2025

21:15

MANOEL AFONSO

SILÊNCIO: Nem uma palavra dos deputados do PT sobre a reação do governador Eduardo Riedel a respeito da anunciada disposição petista em desembarcar do Governo. Nos bastidores da Assembleia, os comentários é que os cardeais teriam sido pegos de surpresa, pois se achavam imprescindíveis para a atual gestão. Talvez saiam, mas no último minuto do 2º tempo da prorrogação.

FÁBIO TRAD: Confirmaram-se as previsões com base nas suas postagens nas redes sociais. O ex-deputado acabou ingressando no PT. O evento ocorreu em Brasília. Ele pode ser candidato a deputado federal ou mesmo ao governo, dependendo do cenário nacional, com a intenção de fortalecer a candidatura de Lula no MS. Isso se chama política.

‘UNIÃO PROGRESSISTA’: A federação terá 109 deputados federais, 14 senadores, 6 governadores, 1.400 prefeitos e 12.450 vereadores, além de 20% do tempo de TV e orçamento de R$ 1 bilhão. No MS terá a senadora Tereza Cristina, 17 prefeitos, os deputados Luiz Ovando (PP), Londres Machado (PP), Gerson Claro (PP), Roberto Hashioka (União Brasil).

GRANDEZA: Do ponto de vista numérico, essa federação nasce grande com o desafio de chegar ao poder. Mas como tudo na vida, nem sempre “tamanho é documento”. Para isso, seus integrantes terão que focar no objetivo maior deste projeto político, cedendo em algumas pautas pessoais e eliminando velhas picuinhas regionais.

EXEMPLO: Tereza Cristina e Rose Modesto, respectivamente presidentes estaduais do PP e União Brasil, foram adversárias no último pleito da Capital. Hoje, juntas nesta federação, mas com cada qual preservando seus projetos pessoais. Presume-se que as federações sejam de verdade, ao contrário das relações de mera aparência.

PREOCUPAÇÃO: Na Assembleia Legislativa os deputados admitem que a disputa em 2026 será difícil por conta do fator “federação”. Mas nenhum deles admite desistir da reeleição; nem mesmo o veterano Londres Machado. Até aqui, apenas Neno Razuk e Mara Caseiro planejam trocar a Assembleia pela Câmara Federal.

LEMBRANDO: Devido ao critério eleitoral, nem sempre os candidatos mais votados são os eleitos. No pleito de 2022:

  • Rinaldo Modesto (PODE) se elegeu com apenas 14.017 votos;

  • Pedrossian Neto (PSD) com 15.994 votos;

  • Roberto Hashioka (União Brasil) com 13.662 votos;
    Mas Herculano Borges (Republicanos), com 17.786 votos, não se elegeu.

CASAMENTOS: PSDB e Cidadania planejam se juntar numa federação com 3 senadores e 17 deputados federais. Outro caso já acertado é a federação PSOL e Rede, que totalizará 14 deputados federais. Também o PT, PV e PCdoB se uniram na Federação Esperança: são 9 senadores e 81 deputados federais.

EM CASA: Políticos inteligentes sabem se comportar durante o período do chamado “sereno” – fase sem mandato. O ideal é administrar a ausência evitando declarações opinativas que possam servir de combustível aos adversários.

POLÊMICA: Os partidos são obrigados a reservar 30% das cadeiras para as mulheres. Mas pela redação do Código Eleitoral, se houver desistência de candidaturas femininas, não haverá necessidade de retirar proporcionalmente as masculinas.

AVANÇOS: Aprovada pela CCJ do Senado, a reserva mínima de 20% de cadeiras em todos os parlamentos. Ainda que baixo, é um avanço concreto para aumentar a presença feminina na política.

LUIZ F. VERÍSSIMO: “Cinema é melhor pra saúde do que pipoca! Conversa é melhor do que piada. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Economia é melhor do que dívida. Amigos são melhores do que gente influente. Pergunta é melhor do que dúvida. Sonhar é melhor do que nada.”

PORTO MURTINHO: Papo leve com Miriam dos Santos na Assembleia. Ex-prefeita e viúva do ex-prefeito Heitor Miranda, relata o polêmico cenário político da cidade.

ESTRANHO: A mídia tem trazido declarações críticas do vereador Marcos Trad contra a prefeita Adriana Lopes. Seria normal, não fosse o fato de ele ter sido o padrinho responsável pelo ingresso dela na política como candidata a vice-prefeita.

A PROPÓSITO: PDT e Democracia Cristã (DC) interpuseram no último dia 18 Recurso Especial no TSE pedindo a cassação dos diplomas da prefeita Adriane Lopes e da vice-prefeita Camila N. Oliveira. A peça recursal, de 19 páginas, é assinada pelo advogado Newley Amarilla.

DISPUTA: Deputados elogiam a articulação do presidente da Assembleia, Gerson Claro, em suas pretensões de disputar o Senado. Sua boa relação com colegas, independentemente de partido, é vista como trunfo.

SEM CENSURA: A primeira vaga do Senado estaria destinada ao ex-governador Reinaldo Azambuja. A segunda teria como postulantes o atual senador Nelsinho Trad e o deputado Gerson Claro. Pesquisas já sinalizam esse cenário.

INTERROGAÇÃO: Com os novos capítulos na justiça envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, é de se questionar como reagirão seus eleitores em MS. Na Assembleia, deputados se dividem: uns acreditam em radicalização, outros em alternativas moderadas.

CORAJOSOS: A disposição de André Puccinelli em disputar as eleições do próximo ano contagiou Girotto, seu fiel aliado. Após episódios degradantes pelos quais passaram, a decisão de ambos é, no mínimo, ousada.


💬 PÍLULAS DIGITAIS

  • “Abandonando o ateísmo porque eu preciso acreditar que alguns de vocês vão para o inferno.” (internet)

  • “Não dê palpite. Daqui cuidamos nós.” (Lula para Trump)

  • “A ânsia para salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para a ânsia de governá-la.” (H.L. Mencken)

  • “O mundo se divide entre os que acham e os que não sabem onde botaram.” (Millôr)

  • “Um liberal é um sujeito que deixa o recinto quando a briga começa.” (Heywood Broun)

  • “Malafaia se comportou bem na oitiva da PF. Pensou em muitos palavrões, mas preferiu ficar em silêncio.” (Dr. Zuretta)

  • “Esse seu filho Eduardo é um babaca.” (Silas Malafaia para Jair Bolsonaro)

  • “Você nunca é ganancioso demais.” (Donald Trump)


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: