Saúde / Saneamento
Águas Guariroba reforça saúde bucal com fluoretação da água em Campo Grande
Prática está presente desde 2000 e contribui para reduzir cáries infantis, seguindo normas federais e promovendo equidade social
13/05/2025
17:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A adição de flúor na água distribuída em Campo Grande é uma das medidas implementadas pela Águas Guariroba desde o início da concessão, em 2000, como parte de seu compromisso com a saúde pública. A prática, que segue diretrizes da Lei Federal nº 6.050/74 e da Portaria nº 635/75 do Ministério da Saúde, ajuda a combater a cárie dentária, especialmente entre crianças.
Segundo dados da OMS, mais de 50% das crianças brasileiras de até cinco anos já tiveram cárie. A fluoretação da água é apontada como a forma mais eficaz e de maior alcance para prevenir o problema.
“A Águas Guariroba atende a população não apenas com água tratada, mas com qualidade de vida. A saúde começa na torneira”, destaca Gabriel Buim, diretor-presidente da concessionária.
💧 Desde 2011, 100% das residências de Campo Grande são abastecidas com água tratada.
🔬 Em 2024, foram realizadas mais de 206 mil análises de qualidade em 200 pontos da cidade.
🧪 O laboratório da ETA Guariroba analisou 30 mil amostras, garantindo potabilidade e segurança.
A diretora-executiva da empresa, Francis Yamamoto, ressalta que o flúor é aplicado conforme a temperatura média da região e com base em compostos químicos regulamentados. “É uma operação de saúde pública em larga escala”, afirma.
Um estudo da USP divulgado em 2024 aponta que a cada R$ 1 investido em fluoretação, economiza-se R$ 50 em tratamentos odontológicos futuros com crianças de 7 a 12 anos.
De acordo com o pesquisador Rafael Aiello Bomfim (CRO-MS 6670), o flúor atua como barreira ao desenvolvimento de lesões de cárie. Ele também revelou que em cidades com fluoretação, a prevalência de cárie entre crianças pretas e pardas foi menor do que em cidades sem o benefício, indicando um impacto positivo sobre a desigualdade racial.
“A água fluoretada representa inclusão, dignidade e equidade na saúde bucal”, conclui Bomfim.
O gerente de Operações, José Henrique da Cruz, lembra que diariamente o flúor é dosado nas estações de tratamento, assegurando que todos os bairros recebam a quantidade ideal. O controle é feito por uma equipe técnica especializada, com apoio de laboratório moderno.
Já o coordenador de Produção e Tratamento, Paulo Ricardo Tinoco, afirma que Campo Grande se destaca no cenário nacional pela excelência no processo.
Criado em 2021 pelo Governo do Estado, o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água reúne entidades como a Águas Guariroba para fomentar boas práticas. Em março de 2025, a concessionária participou do 1º Encontro Estadual de Fluoretação, apresentando resultados e protocolos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Riedel adota tom diplomático e alerta para impacto da tarifa de Trump nas exportações de MS
Leia Mais
Suzano abre seis vagas de emprego em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)
Leia Mais
China critica tarifa de Trump ao Brasil e acusa EUA de “coerção” e “intimidação”
Leia Mais
Trump diz que pode conversar com Lula "em algum momento", mas volta a defender Bolsonaro
Municípios