Política / Assembleia Legislativa
Deputado Caravina destaca modelo inovador de concessão da Rota da Celulose em MS
Novo formato prevê pedágio mais barato, obras garantidas, fiscalização estadual e sistema free-flow
13/05/2025
11:30
DA REDAÇÃO
deputado estadual Caravina (PSDB)
Durante sessão plenária nesta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Caravina (PSDB) celebrou o sucesso do leilão da Rota da Celulose, destacando o modelo inovador de concessão rodoviária, que difere significativamente da experiência anterior com a BR-163.
“O Consórcio K&G Rota da Celulose venceu o leilão oferecendo o maior desconto — 9% sobre a tarifa de pedágio — e um modelo mais eficiente, transparente e seguro para os usuários”, afirmou o parlamentar.
A concessão abrange trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, além das federais BR-262 e BR-267, e prevê investimentos superiores a R$ 217 milhões em infraestrutura.
Caravina apontou uma série de diferenciais no novo contrato, que devem evitar os problemas enfrentados na BR-163, como tarifas elevadas, obras inacabadas e falta de fiscalização adequada. Entre os avanços estão:
Obrigatoriedade de conclusão das obras após início dos serviços (vedação à segmentação)
Criação de conta centralizadora para garantir a aplicação dos recursos
Fiscalização técnica sob responsabilidade do Estado, com acompanhamento próximo e transparente
Implantação de pedágio eletrônico (free-flow), com leitura automática de placas, sem praças físicas
Instalação de balanças dinâmicas, que pesam veículos em movimento, promovendo mais agilidade e segurança
Com o desconto oferecido pelo consórcio vencedor, os usuários devem pagar menos no pedágio do que se previa inicialmente. Segundo Caravina, isso demonstra o interesse em tornar o sistema mais justo e eficiente, com retorno claro para a população.
Outro ponto destacado foi a introdução do compartilhamento de risco de demanda:
Se o fluxo de veículos variar até 10%, o risco permanece com a concessionária
Acima desse percentual, lucros ou prejuízos serão compartilhados com o poder público
Em caso de aumento expressivo do tráfego, a população será beneficiada com redução de tarifas ou novos investimentos
“É um modelo mais justo e equilibrado. Garante benefícios à população mesmo em cenários de aumento de circulação”, concluiu o deputado.
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