Previdência Social
Canal oficial para reembolso de descontos indevidos no INSS é o aplicativo Meu INSS
Aposentados e pensionistas devem confirmar se foram vítimas de cobranças não autorizadas por associações; mais de R$ 2 bilhões já foram bloqueados
12/05/2025
04:30
DA REDAÇÃO
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta terça-feira (14) o envio de notificações para cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios, realizados por associações sem autorização prévia.
As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, que passa a ser o único canal oficial para a verificação e solicitação de reembolso. O objetivo é permitir que os segurados identifiquem cobranças irregulares realizadas nos últimos cinco anos.
“Ontem já disparamos 27 milhões de notificações, única e exclusivamente pelo canal Meu INSS. Por isso, reforçamos: não clique em links de terceiros, nem abra e-mails ou SMS em nome do INSS”, alertou Gilberto Waller, presidente do Instituto, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, na última sexta-feira (9).
A partir de 14 de maio, os beneficiários deverão acessar o Meu INSS e informar se reconhecem ou não o desconto.
Se negar o vínculo, o segurado não precisa apresentar documentos.
A responsabilidade de comprovar a autorização é da associação.
Se a entidade não comprovar o vínculo em até 15 dias úteis, deverá restituir os valores diretamente.
Em caso de descumprimento, o INSS acionará a Advocacia-Geral da União (AGU), que poderá solicitar bloqueio de bens da instituição.
O presidente do INSS assegura que os segurados terão ressarcimento total caso a irregularidade seja confirmada:
“O INSS vai ressarcir você, mesmo que a instituição não consiga comprovar o vínculo ou não tenha feito o reembolso.”
Segundo Waller, mais de R$ 2,1 bilhões já estão judicialmente bloqueados para garantir o pagamento aos lesados.
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