Saúde Pública
Casos de doenças respiratórias aumentam em Campo Grande e exigem cuidados redobrados da população
Mais de mil notificações de SRAG já foram registradas; especialista reforça importância da vacinação e medidas de prevenção
03/05/2025
08:15
UNIMED
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com a chegada do clima mais seco e frio, Campo Grande enfrenta um aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias. Segundo boletim da Sala de Situação de Vírus Respiratórios da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), divulgado na última terça-feira (29), já foram registradas mais de mil notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na capital.
Entre os vírus mais identificados estão Influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Rinovírus, Covid-19 e Metapneumovírus. A circulação desses agentes é favorecida por ambientes fechados e mal ventilados, além das bruscas variações de temperatura e da baixa umidade do ar.
De acordo com o Dr. Henrique Ferreira de Brito, pneumologista da Unimed Campo Grande e presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso do Sul, é necessário retomar os cuidados preventivos, já conhecidos desde o período da pandemia.
“Nesse período de alta das doenças respiratórias, a população precisa adotar cuidados como evitar aglomerações, manter distanciamento de pessoas com sintomas, higienizar frequentemente as mãos e usar máscaras em caso de sintomas. Além disso, é essencial manter o calendário vacinal atualizado”, reforça o especialista.
O médico destaca ainda a importância da vacinação contra a gripe, disponível este ano para toda a população, e não apenas para grupos prioritários.
“Mesmo vacinada, a pessoa ainda pode contrair o vírus, mas a imunização reduz significativamente o risco de agravamento e complicações que podem levar à internação”, pontua.
Para casos leves, a Unimed Campo Grande oferece o Pronto Atendimento Digital, exclusivo para beneficiários, com consultas online e emissão de receitas, atestados e encaminhamentos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados, via WhatsApp pelo número 0800 515 1510, selecionando a opção “PA Digital”.
A recomendação é procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como:
Febre persistente
Dificuldade para respirar
Cansaço excessivo
Chiado no peito
Agravamento de doenças crônicas
Esses sinais podem indicar o agravamento da infecção e requerem avaliação clínica rápida.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Um mês após transferência para a Papudinha, Bolsonaro mantém articulação política de dentro da prisão
Leia Mais
Radares com Inteligência Artificial registram mais de 20 mil infrações em cinco meses no Brasil
Leia Mais
Relatório da PF aponta repasses de R$ 35 milhões ligados a resort que teve Toffoli como sócio
Leia Mais
Processo seletivo do Governo de MS oferece 14 vagas com salários de R$ 5,5 mil; inscrições terminam dia 18
Municípios