Brasil / Luto
Morre aos 116 anos a freira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo
Religiosa brasileira faleceu em Porto Alegre e foi reconhecida pelo GRG como a mais longeva após a morte da japonesa Tomiko Itooka em janeiro
01/05/2025
11:20
NAOM
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A freira Inah Canabarro Lucas, considerada oficialmente a pessoa mais velha do mundo, faleceu na quarta-feira (30), aos 116 anos, em Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada pela Congregação das Irmãs Teresianas do Brasil, da qual fazia parte desde 1934. Inah havia assumido o posto de pessoa mais longeva do planeta em janeiro deste ano, após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que também tinha 116 anos.
Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era bisneta do general David Canabarro, personagem da Revolução Farroupilha, e viveu durante três séculos diferentes, atravessando os principais eventos do século XX e XXI. Com saúde frágil na infância, surpreendeu até a própria família ao sobreviver — e mais ainda, ao ultrapassar o século de vida com lucidez e serenidade.
“Deus é o segredo da vida”, costumava dizer a freira, que creditava à fé e à vida religiosa sua longevidade.
Inah ingressou na vida religiosa em 1934, aos 26 anos, entre as duas guerras mundiais. Dedicou-se por décadas à educação e à espiritualidade, sendo referência de humildade e entrega entre as Irmãs Teresianas. Em 2018, ao completar 110 anos, recebeu uma bênção especial do Papa Francisco, reconhecendo sua trajetória de fé e longevidade.
A Congregação publicou uma nota oficial em que agradeceu pela “dedicação e devoção” de Inah, destacando sua serenidade e seu exemplo de vida.
Com a morte de Inah Canabarro Lucas, o título de pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG) e o banco de dados LongeviQuest, passa para Ethel Caterham, de 115 anos, residente em Surrey, na Inglaterra.
No Brasil, quem passa a ocupar a posição de mulher mais idosa é Izabel Rosa Pereira, nascida em 13 de outubro de 1910, em Minas Gerais, com 114 anos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresário João Roza Vizcaino recebe Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense por contribuição ao desenvolvimento de Bonito e de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Atenção, pescadores: começa neste sábado (1º) a Piracema e a proibição da pesca em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Deputados votam projeto que destina arrecadação de multas para custeio da CNH Social em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 8 nesta quarta-feira (29)
Municípios