Cultura / Educação
Projeto Escambo UBU leva teatro gratuito e fábulas do Cerrado a estudantes de Chapadão do Céu (GO)
Iniciativa sul-mato-grossense percorre seis estados com apoio da Funarte e realiza sessões na Escola Dona Amélia nesta sexta (25)
24/04/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O projeto cultural Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul chega nesta sexta-feira, 25 de abril, ao município de Chapadão do Céu, no sudoeste de Goiás, com duas apresentações gratuitas do espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi”, realizadas às 8h30 e 14h na Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha.
A ação faz parte do edital Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional da Funarte, e integra a Bolsa Myriam Muniz de Teatro, contemplando 12 cidades em seis estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Com forte base na cultura popular e mitologia do Cerrado, o espetáculo é voltado para crianças de 8 e 9 anos e combina humor, música e personagens folclóricos, promovendo o encantamento com histórias que dialogam com o meio ambiente e a identidade regional.
Além das sessões teatrais, o Grupo UBU promove vivências educativas com alunos e professores, integrando arte, cultura e temas socioambientais ao cotidiano escolar.
“Saber que somos a primeira experiência teatral para muitas crianças é emocionante. Levar arte onde não há salas de espetáculo é o propósito do Escambo”, explica o ator e produtor Douglas Moreira.
A coordenadora pedagógica municipal, Nataly Ribeiro de Souza Dias, celebrou a chegada do projeto à cidade, que não conta com teatro nem salas de concerto.
“Receber o Grupo UBU é uma oportunidade de ampliar o repertório cultural dos nossos alunos e incentivar competências essenciais por meio da arte.”
Antes de Chapadão do Céu, o Escambo já passou por Corumbá, Sonora (MS) e Rondonópolis (MT). Nos próximos meses, o grupo segue para Ponta Porã, Mundo Novo, Terra Roxa (PR), São Sebastião do Pontal (MG) e Jales (SP).
“Essa circulação só é possível graças ao apoio da Funarte, que nos permite manter o espetáculo vivo e alcançar lugares com pouca ou nenhuma oferta cultural”, reforça Douglas.
Com produção do Grupo UBU, a iniciativa conta com a gestão artística de Anderson Bosh, que também assina a direção e dramaturgia. A produção executiva é de Douglas Moreira e Edner Gustavo, com design e audiovisual de Helton Pérez e Hana Chaves (Vaca Azul), assessoria da Arruda Comunicação, preparação vocal de Ewerton Goulart e apoio técnico de uma equipe dedicada à luz, som e mediação educativa.
O projeto tem financiamento da Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado de MS.
Data: Sexta-feira, 25 de abril
Horários: 8h30 e 14h
Local: Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha
Endereço: Avenida Ema, 220 – Centro, Chapadão do Céu (GO)
Entrada gratuita | Classificação livre
Instagram: @grupoubu
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Pedro Caravina pede ampliação dos pontos de atendimento do Programa Mais Social em Campo Grande
Leia Mais
MPE pede cassação de prefeita por supostas irregularidades em gastos de campanha de 2024
Leia Mais
Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026
Leia Mais
Projetos da LDO 2026 do Estado e de Campo Grande avançam e devem ser aprovados em segundo turno
Municípios