Campo Grande (MS), Quarta-feira, 16 de Abril de 2025

Famosos / Luto

Morre Manga, goleiro histórico do Operário, Botafogo e Seleção Brasileira

Ídolo do futebol nacional falece aos 88 anos; marcou época nos anos 1970 e foi destaque na Copa do Mundo de 1966

08/04/2025

08:00

DA REDAÇÃO

Goleiro Manga em evento do Botafogo, clube onde jogou

Faleceu nesta terça-feira (9), aos 88 anos, o ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, o lendário Manga, ídolo do Operário Futebol Clube, do Botafogo e da Seleção Brasileira. Ele lutava contra um câncer de próstata e estava internado no Hospital Rio Barra, no Rio de Janeiro.

A confirmação foi feita pelo Botafogo, clube no qual viveu uma das fases mais brilhantes da carreira. “É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Haílton Corrêa de Arruda, nosso inesquecível ex-goleiro e ídolo Manga, aos 88 anos", declarou o clube em nota oficial.

O presidente do Botafogo associativo, João Paulo de Magalhães Lins, anunciou que o velório será realizado no salão nobre de General Severiano e garantiu homenagens ao goleiro. “Faremos todas as homenagens a esse gigante da nossa história, que permanecerá eternamente vivo em nossos corações”, disse.

🧤 Trajetória de um gigante do gol

Natural de Recife (PE), Manga começou sua carreira no Sport Club do Recife, onde foi tricampeão pernambucano (1955, 1956 e 1958). Ganhou notoriedade nacional ao atuar pelo Botafogo entre 1959 e 1968, sendo peça fundamental de uma geração que encantou o país, ao lado de nomes como Garrincha, Didi e Nilton Santos.

Pela Seleção Brasileira, foi o goleiro titular na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, dividindo o elenco com lendas como Gérson, Jairzinho, Zagallo e outros ícones do futebol mundial.

🏆 Títulos e conquistas internacionais

Após deixar o Botafogo, Manga teve passagem marcante pelo Nacional do Uruguai, onde conquistou a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1971, além de quatro campeonatos nacionais. Jogou também por Internacional, Coritiba, Grêmio e pelo Barcelona de Guayaquil, no Equador.

🖤 Ídolo do Operário e símbolo do futebol sul-mato-grossense

Nos anos 1970, Manga fez história ao defender o Operário de Campo Grande (MS), clube pelo qual foi protagonista na campanha histórica do terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1977 — a melhor colocação já alcançada por um time sul-mato-grossense. Ele se tornou ídolo local, sendo lembrado por sua coragem e peculiaridade: jogava sem luvas, o que lhe causou uma grave lesão no dedo mindinho esquerdo.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: