Interior / Paranhos
Juiz esclarece como funciona eleição com candidatura indeferida nas urnas em Paranhos
Candidatura de Dr. Jorge (PT) está sub judice; votos são válidos até decisão final da Justiça Eleitoral
06/04/2025
11:00
MDX
DA REDAÇÃO
Juiz Daniel Raymundo da Matta ©Helder Carvalho/Midiamax
O município de Paranhos, a 469 km de Campo Grande, realiza neste domingo (6) uma eleição suplementar para prefeito, após a cassação do registro do candidato eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), por irregularidades em gestões anteriores.
Duas chapas disputam o pleito: de um lado, Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB), da coligação Unidos por Paranhos; do outro, Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT), pela Federação Brasil da Esperança. No entanto, a candidatura de Dr. Jorge está indeferida em fase de recurso, o que significa que seu nome aparece na urna, mas a validade dos votos dependerá de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o juiz eleitoral da 1ª Zona de Amambai, Daniel Raymundo da Matta, a situação do candidato petista não interfere no processo de votação e não prejudica os eleitores.
“Como ele [Dr. Jorge] está recorrendo, ele continua participando normalmente das eleições. O eleitor escolhe o seu candidato independente dessa circunstância”, afirmou o magistrado.
Os votos recebidos pelo candidato sub judice são contabilizados normalmente. Após a apuração, o eleito será proclamado, mas só assumirá se o indeferimento da candidatura for revertido até a decisão final da Justiça Eleitoral.
“A nova eleição só ocorreria se ele vencer e o indeferimento for mantido até o trânsito em julgado”, explicou o juiz.
A votação ocorre em cinco escolas da cidade, com apoio de seis agentes da Polícia Federal, que reforçam a segurança. Foram designados 120 mesários, que receberam as urnas eletrônicas na quinta-feira (3). A apuração será realizada no Posto de Atendimento de Paranhos, na Avenida Marechal Dutra, e a previsão é que os votos estejam totalizados até 18h (horário local).
Locais de votação:
Escola Estadual Santiago Benites
Escola Municipal Taquaperi
Escola Municipal Pólo São José
Escola Municipal Mitsuro Saito
Escola Municipal Adriano Pires
Hélio Acosta, atual prefeito interino e presidente da Câmara Municipal, assumiu o Executivo em 1º de janeiro de 2025. Se for eleito, permanece no cargo. Caso Dr. Jorge vença e sua candidatura seja regularizada pelo TSE, ele assumirá a prefeitura. Se o recurso for negado, os votos do petista serão anulados, e uma nova eleição suplementar poderá ser convocada.
A instabilidade no cenário local tem gerado dúvidas entre os eleitores, que já foram às urnas em outubro de 2024 e agora participam de uma nova disputa para o mesmo cargo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ateliê Janaína Marques inaugura espaço físico em Bataguassu com bolsas de design exclusivo e qualidade artesanal
Leia Mais
PT cogita Simone Tebet como candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul em 2026
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro ameaça deixar PL se Tarcísio de Freitas ingressar na sigla
Leia Mais
Vander Loubet assume comando do PT em Mato Grosso do Sul e projeta fortalecimento da sigla para 2026
Municípios