Interior / Paranhos
Paranhos realiza eleição suplementar neste domingo com 9.366 eleitores aptos
Hélio Acosta (PSDB) disputa cargo de prefeito interino contra Jorge Ricardo Laurício (PT), que concorre sub judice
06/04/2025
06:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os eleitores do município de Paranhos, localizado na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, retornam às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito em uma eleição suplementar determinada pela Justiça Eleitoral, após a cassação do mandato do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB).
A votação ocorre das 7h às 16h (horário local), com previsão de totalização e divulgação do resultado até às 18h, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). O município tem 9.366 eleitores aptos, distribuídos em 30 seções eleitorais instaladas em cinco locais de votação.
Disputam o pleito os seguintes candidatos:
Hélio Acosta (PSDB) – atual prefeito interino e presidente da Câmara Municipal, encabeça a chapa Unidos por Paranhos, tendo como vice Alfredo Soares (MDB).
Jorge Ricardo Laurício (PT) – candidato pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), tem como vice Doutor Vicente (PT), mas disputa sub judice.
"O nome de Jorge Ricardo Laurício estará nas urnas, mas os votos atribuídos a ele serão considerados nulos até o julgamento definitivo do registro de candidatura", esclarece a Justiça Eleitoral.
O registro da chapa petista foi indeferido por ter sido protocolado fora do prazo legal – às 16h01 do dia 11 de março, enquanto o limite era até às 19h do dia 10. A decisão foi confirmada pelo TRE-MS na última sexta-feira (4).
As urnas eletrônicas foram entregues aos 120 mesários escalados, acompanhadas de todo o material de apoio necessário. O posto de totalização de votos funcionará no endereço Avenida Marechal Dutra, n° 2111, no Centro de Paranhos.
A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores consultem previamente seus locais de votação, disponíveis no site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.
A eleição suplementar foi convocada após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a cassação do registro de Heliomar Klabunde (MDB) por irregularidades nas contas públicas de sua gestão anterior. A medida foi formalizada pela Resolução n° 853/2025, assinada em 21 de fevereiro pelo presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar.
Desde 1º de janeiro de 2025, Hélio Acosta assumiu interinamente o Executivo Municipal, exercendo a função até a posse do novo prefeito eleito neste domingo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ateliê Janaína Marques inaugura espaço físico em Bataguassu com bolsas de design exclusivo e qualidade artesanal
Leia Mais
PT cogita Simone Tebet como candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul em 2026
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro ameaça deixar PL se Tarcísio de Freitas ingressar na sigla
Leia Mais
Vander Loubet assume comando do PT em Mato Grosso do Sul e projeta fortalecimento da sigla para 2026
Municípios