Interior / Paranhos
Paranhos realiza eleição suplementar neste domingo com 9.366 eleitores aptos
Hélio Acosta (PSDB) disputa cargo de prefeito interino contra Jorge Ricardo Laurício (PT), que concorre sub judice
06/04/2025
06:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os eleitores do município de Paranhos, localizado na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, retornam às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito em uma eleição suplementar determinada pela Justiça Eleitoral, após a cassação do mandato do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB).
A votação ocorre das 7h às 16h (horário local), com previsão de totalização e divulgação do resultado até às 18h, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). O município tem 9.366 eleitores aptos, distribuídos em 30 seções eleitorais instaladas em cinco locais de votação.
Disputam o pleito os seguintes candidatos:
Hélio Acosta (PSDB) – atual prefeito interino e presidente da Câmara Municipal, encabeça a chapa Unidos por Paranhos, tendo como vice Alfredo Soares (MDB).
Jorge Ricardo Laurício (PT) – candidato pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), tem como vice Doutor Vicente (PT), mas disputa sub judice.
"O nome de Jorge Ricardo Laurício estará nas urnas, mas os votos atribuídos a ele serão considerados nulos até o julgamento definitivo do registro de candidatura", esclarece a Justiça Eleitoral.
O registro da chapa petista foi indeferido por ter sido protocolado fora do prazo legal – às 16h01 do dia 11 de março, enquanto o limite era até às 19h do dia 10. A decisão foi confirmada pelo TRE-MS na última sexta-feira (4).
As urnas eletrônicas foram entregues aos 120 mesários escalados, acompanhadas de todo o material de apoio necessário. O posto de totalização de votos funcionará no endereço Avenida Marechal Dutra, n° 2111, no Centro de Paranhos.
A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores consultem previamente seus locais de votação, disponíveis no site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.
A eleição suplementar foi convocada após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a cassação do registro de Heliomar Klabunde (MDB) por irregularidades nas contas públicas de sua gestão anterior. A medida foi formalizada pela Resolução n° 853/2025, assinada em 21 de fevereiro pelo presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar.
Desde 1º de janeiro de 2025, Hélio Acosta assumiu interinamente o Executivo Municipal, exercendo a função até a posse do novo prefeito eleito neste domingo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inpasa e Sebrae/MS lançam projeto de encadeamento produtivo para pequenos negócios
Leia Mais
CCR MSVia realiza obras e manutenção na BR-163/MS nesta segunda-feira (7); veja trechos com pare-e-siga e desvios
Leia Mais
Brasilândia inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira, 7 de abril
Leia Mais
Ato com Bolsonaro na Paulista reúne 55 mil pessoas e mostra baixa mobilização, aponta Datafolha
Municípios