Política / Justiça
Lula diz que Bolsonaro quer anistia porque "sabe que fez bobagens"
Presidente critica ex-aliado durante viagem à Ásia e nega discussão com líderes do Congresso sobre o tema
29/03/2025
07:30
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante compromisso oficial neste sábado (29) na Ásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou os pedidos de anistia relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Lula ironizou a postura de Bolsonaro e seus advogados, afirmando que o ex-mandatário "não busca se defender" porque “no subconsciente dele, ele sabe que fez todas as bobagens que está sendo acusado”.
“É impressionante que os advogados do cidadão que está pedindo anistia não digam para ele que primeiro eles vão absolvê-lo. Mas já estão tratando como se ele fosse culpado”, declarou Lula à imprensa.
Apesar da crítica, Lula afirmou que a anistia não é prioridade do governo e negou qualquer discussão sobre o tema com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, que o acompanham na viagem.
“Você acha que eu iria convidar o presidente da Câmara e o presidente do Senado para discutir, a 11 mil metros de altura, problemas que posso discutir em terra?”, ironizou.
Enquanto Lula reforça laços comerciais com o Vietnã no Seminário Empresarial Brasil-Vietnã, no Brasil, Bolsonaro e sete aliados se tornaram réus por tentativa de golpe. A decisão do STF aponta que o grupo liderava um “núcleo crucial de uma organização criminosa voltada à destruição da democracia”, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Mesmo defendendo publicamente um projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, Bolsonaro afirma que as acusações são infundadas. No entanto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sinalizou que a pauta não avançou no Congresso, revelando falta de apoio político para o tema.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após suposta noite com Neymar, Any Awuada exibe ultrassom e anuncia gravidez
Leia Mais
Justiça suspende resolução que autorizava farmacêuticos a prescreverem medicamentos
Leia Mais
Câmara de Campo Grande analisa três projetos de lei em segunda discussão nesta terça-feira
Leia Mais
Justiça mantém condenação de ex-prefeito de Terenos por improbidade em obra de escola rural
Municípios