Política / Justiça
Sebastião Coelho é barrado ao tentar gravar julgamento no STF e chega a receber ordem de prisão
Advogado de Filipe Martins tentou entrar filmando sessão da Primeira Turma; Barroso determinou prisão por desacato, mas medida foi revogada
25/03/2025
10:59
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O advogado e ex-desembargador Sebastião Coelho da Silva foi impedido de entrar no plenário da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (25), ao tentar gravar imagens com o celular durante o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo, acusados de envolvimento em trama golpista.
De acordo com relatos, o advogado — que representa Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro — teria desacatado orientações da equipe de segurança do Supremo, o que levou o ministro Luís Roberto Barroso a determinar sua prisão em flagrante, por desacato e ofensas ao tribunal. A medida, no entanto, foi revogada momentos depois, e Sebastião foi liberado.
“Há pouco fui impedido de entrar na sessão de julgamento no STF. Sou advogado de Filipe Martins. E fui preso; depois solto”, declarou ele em vídeo divulgado nas redes sociais.
Sebastião Coelho tem se notabilizado por declarações polêmicas contra ministros do STF. Em novembro de 2022, durante uma sessão da Comissão de Transparência, Governança e Defesa do Consumidor (CTFC) no Senado, ele pediu a prisão do ministro Alexandre de Moraes, sendo aplaudido por parlamentares bolsonaristas presentes.
Em 2023, durante a defesa de Aécio Lúcio Costa Pereira, um dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, afirmou que os ministros do Supremo eram “as pessoas mais odiadas do país”, acusando a Corte de atuar com viés político.
O episódio ocorreu durante o julgamento que analisa se o STF aceita ou rejeita a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros sete aliados. Caso a denúncia seja aceita, os acusados passam à condição de réus, dando início à fase de instrução do processo penal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeito de Três Lagoas apresenta projeto de sala sensorial e reforça inclusão no “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”
Leia Mais
Justiça Eleitoral declara ex-prefeito de Ladário inelegível por oito anos por assédio moral e perseguição a servidores
Leia Mais
Eleição da União das Câmaras tem disputa acirrada e críticas à quebra de sigilo do voto em MS
Leia Mais
Hospital de Câncer Alfredo Abrão é referência no tratamento oncológico pelo SUS em Mato Grosso do Sul
Municípios