POLÍTICA
Moraes afirma que defesa de Bolsonaro teve acesso integral a inquérito sobre trama golpista
Ministro do STF rebate alegações e diz que autos estão disponíveis desde novembro; defesa quer anular delação de Mauro Cid
27/02/2025
19:57
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve acesso integral aos autos do inquérito sobre a suposta trama golpista.
A declaração foi feita em despacho nesta quinta-feira (27), em resposta aos pedidos da defesa, tanto em audiência quanto por petições formais. Moraes recebeu o advogado Celso Vilardi no intervalo da sessão do STF na última quarta-feira (26).
De acordo com a defesa de Bolsonaro, parte das provas estaria restrita ao Ministério Público Federal (MPF). O advogado afirmou que não teve acesso às mídias das comunicações entre Mário Fernandes e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
No entanto, Moraes rebateu as alegações e garantiu que as transcrições das conversas estão disponíveis nos autos desde 26 de novembro de 2024.
"Não há nenhuma dúvida de que a Defesa de Jair Messias Bolsonaro teve integral acesso aos autos e ao sistema, por meio da mídia disponibilizada pela Secretaria Judiciária, sendo possível analisar todos os elementos colhidos nos aparelhos de telefone celular", afirmou o ministro.
Antes do encontro com Alexandre de Moraes, na segunda-feira (24), Celso Vilardi também esteve com o presidente do STF, ministro Luis Roberto Barroso. A defesa planeja pedir a anulação da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, peça-chave na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e mais 33 investigados.
Além disso, Vilardi defende que a análise da denúncia e eventual julgamento ocorram no plenário completo do STF, formado pelos 11 ministros, e não na Primeira Turma da Corte, composta por apenas cinco magistrados.
A expectativa, até o momento, é que o caso permaneça sob análise da Primeira Turma, composta por:
✔ Alexandre de Moraes (relator)
✔ Cármen Lúcia
✔ Cristiano Zanin
✔ Flávio Dino
✔ Luiz Fux
A defesa de Bolsonaro, no entanto, pretende insistir na solicitação para que o caso seja levado ao plenário completo do STF.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Leia Mais
Sou mais velho que meus pais
Leia Mais
Refis 2025 de Campo Grande oferece até 80% de desconto em dívidas até sexta-feira (11)
Municípios