POLÍTICA
“Aqui estão os que ousaram sonhar com a Rota Bioceânica”, diz Zeca do PT em Fórum Internacional
Deputado relembra percurso histórico e desafios da integração continental
19/02/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Zeca do PT, coordenador da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, destacou a perseverança daqueles que idealizaram a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico, durante a abertura do 6º Fórum dos Governos do Corredor Bioceânico, em Campo Grande.
"Ousaram sonhar com a Rota Bioceânica como instrumento de superação da pobreza, da miséria, e permitir dignidade, cidadania e desenvolvimento para o nosso continente", afirmou o parlamentar.
O evento, que segue até esta terça-feira (20), reúne autoridades do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile, discutindo desafios e oportunidades da integração regional.
Zeca do PT fez questão de mencionar nomes de pioneiros que participaram das primeiras discussões sobre a viabilidade do corredor rodoviário de 3.320 km, relembrando figuras como:
📌 Senador argentino Raul Ochoa
📌 Senador chileno Jorge Soria
📌 Empresário Flávio Queiroz (Porto Murtinho-MS)
📌 Paraguaio Marcio Schussmuller
📌 Seus irmãos Heitor e Osório Miranda dos Santos
Ele recordou a resistência cética enfrentada pelos visionários do projeto, mencionando que seu irmão Heitor Miranda chegou a ser criticado por acreditar na viabilidade da iniciativa.
"As grandes obras as sonham os santos loucos, as realizam os empreendedores natos, as usufruem o cidadão comum e as criticam os imbecis crônicos", citou o deputado, em referência a uma fala do senador argentino Raul Ochoa.
O Fórum Internacional tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento e a cooperação entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, explorando as potencialidades econômicas e os desafios logísticos da Rota Bioceânica.
O corredor rodoviário, que conecta os portos de Porto Murtinho (MS) e Antofagasta (Chile), reduzirá custos de exportação e fomentará setores como agronegócio, comércio e turismo, consolidando o Mato Grosso do Sul como um ponto estratégico na economia sul-americana.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bebidas sem registro lideram apreensões em Campo Grande após risco de metanol
Leia Mais
Michelle Bolsonaro critica líderes evangélicos que se aproximam do Governo Lula
Leia Mais
Prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, anuncia renúncia em abril para disputar vaga de deputado federal
Leia Mais
Marun defende vice do MDB na chapa de Riedel e descarta risco de debandada no partido
Municípios