Campo Grande (MS), Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

“Aqui estão os que ousaram sonhar com a Rota Bioceânica”, diz Zeca do PT em Fórum Internacional

Deputado relembra percurso histórico e desafios da integração continental

19/02/2025

09:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Zeca do PT, coordenador da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, destacou a perseverança daqueles que idealizaram a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico, durante a abertura do 6º Fórum dos Governos do Corredor Bioceânico, em Campo Grande.

"Ousaram sonhar com a Rota Bioceânica como instrumento de superação da pobreza, da miséria, e permitir dignidade, cidadania e desenvolvimento para o nosso continente", afirmou o parlamentar.

O evento, que segue até esta terça-feira (20), reúne autoridades do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile, discutindo desafios e oportunidades da integração regional.

Homenagem aos idealizadores da Rota Bioceânica

Zeca do PT fez questão de mencionar nomes de pioneiros que participaram das primeiras discussões sobre a viabilidade do corredor rodoviário de 3.320 km, relembrando figuras como:

📌 Senador argentino Raul Ochoa
📌 Senador chileno Jorge Soria
📌 Empresário Flávio Queiroz (Porto Murtinho-MS)
📌 Paraguaio Marcio Schussmuller
📌 Seus irmãos Heitor e Osório Miranda dos Santos

Ele recordou a resistência cética enfrentada pelos visionários do projeto, mencionando que seu irmão Heitor Miranda chegou a ser criticado por acreditar na viabilidade da iniciativa.

"As grandes obras as sonham os santos loucos, as realizam os empreendedores natos, as usufruem o cidadão comum e as criticam os imbecis crônicos", citou o deputado, em referência a uma fala do senador argentino Raul Ochoa.

Fórum debate desenvolvimento e integração regional

O Fórum Internacional tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento e a cooperação entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, explorando as potencialidades econômicas e os desafios logísticos da Rota Bioceânica.

O corredor rodoviário, que conecta os portos de Porto Murtinho (MS) e Antofagasta (Chile), reduzirá custos de exportação e fomentará setores como agronegócio, comércio e turismo, consolidando o Mato Grosso do Sul como um ponto estratégico na economia sul-americana.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: