Campo Grande (MS), Domingo, 26 de Janeiro de 2025

EMPREGOS

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhadores podem atualizar seus dados no aplicativo para receber ofertas de emprego diretamente no smartphone.

25/01/2025

12:00

AGÊNCIA BRASIL

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A nova ferramenta substituirá o aplicativo Sine Fácil, que foi extinto recentemente.

Centralização de Serviços no Aplicativo

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a consulta a vagas por meio da Carteira de Trabalho Digital permite que os serviços da pasta sejam centralizados em um único aplicativo, agilizando a comunicação entre empregadores e empregados. O trabalhador receberá notificações toda vez que surgir uma oferta de emprego em sua região.

Atualização de Dados para Acesso às Vagas

Para ter acesso ao serviço, o trabalhador deve atualizar suas informações pessoais e os objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Os dados podem ser informados ao entrar no ícone “maleta”, na barra inferior da tela, ou na aba “emprego”, no menu de opções.

Consulta e Seleção de Vagas

Após a atualização dos dados, é possível consultar oportunidades de trabalho no item “vagas de emprego”, que verificará se há vagas conforme o perfil informado. Caso haja alguma vaga de interesse, basta o trabalhador selecionar e acompanhar os passos seguintes em “processos seletivos”.

Uso e Popularidade da Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital é o serviço mais utilizado do governo federal, registrando mais de 724 milhões de acessos em 2024. Desde o lançamento do serviço, 81 milhões de trabalhadores baixaram e acessaram o aplicativo, que requer uma conta no Portal Gov.br.

Além da intermediação de mão de obra, a CTPS Digital oferece os seguintes serviços:

  • Contratos de trabalho vigente
  • Vínculos de trabalho anteriores
  • Apoio financeiro
  • Abono salarial
  • Seguro-desemprego
  • Benefício emergencial
  • Notificações de qualificação profissional
  • Canal de denúncias trabalhistas
  • Extratos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
  • Extratos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Acesso pela Plataforma Emprega Brasil

Além do aplicativo, a plataforma pode ser acessada por meio do Portal Emprega Brasil, que também requer um login único do Portal Gov.br.

Benefícios para os Trabalhadores

A atualização dos dados na Carteira de Trabalho Digital não só facilita o acesso a vagas de emprego, como também permite que os trabalhadores recebam ofertas personalizadas de acordo com seu perfil profissional. Isso aumenta as chances de emprego e torna o processo de busca mais eficiente e direcionado.

Conclusão

A integração dos serviços de emprego na Carteira de Trabalho Digital representa um avanço significativo na digitalização e modernização das ferramentas de apoio aos trabalhadores brasileiros. Com a centralização das informações e a substituição do Sine Fácil, o governo busca facilitar o acesso a vagas de emprego e melhorar a comunicação entre empregadores e empregados.

Para mais informações sobre como atualizar seus dados e utilizar os serviços da Carteira de Trabalho Digital, visite o site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego ou acesse diretamente o aplicativo CTPS.


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