HABILITAÇÃO
Detran-MS realiza mutirão para aplicar exames práticos até 31 de dezembro
Centenas de exames serão realizados até a próxima sexta-feira (27)
24/12/2024
07:00
DA REDAÇÃO
©Rachid Waqued, Detran-MS
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está promovendo um mutirão para a aplicação da prova prática, último estágio para obtenção da PPD (Permissão Para Dirigir). A iniciativa visa encerrar a maioria dos processos de habilitação iniciados antes da pandemia de Covid-19, que permitiu a prorrogação de prazos.
Segundo o Detran-MS, somente no último sábado (21), foram realizados 300 exames na categoria B (carro). Até a próxima quinta-feira, estão agendados 600 exames diários para a categoria B. Na sexta-feira, haverá 400 vagas para a categoria A (moto) e 150 agendamentos para as categorias C, D e E (altas categorias). Já no sábado (28), serão realizados mais de 300 exames práticos da categoria B. Em situações normais, a média diária é de 150 exames.
O prazo para a conclusão dos processos de obtenção da PPD/habilitação se encerra no próximo dia 31 para aqueles que tiveram dilação de prazo devido à pandemia. A partir desta data, quem não finalizar todas as etapas deverá reiniciar o processo desde o início.
“Estamos fazendo um esforço grande para que as pessoas que estão na fase final do processo da primeira habilitação consigam agendar as aulas e fazer a prova, sem a necessidade de abrir um novo processo. É o maior número de provas práticas já disponibilizadas pelo Detran em apenas um dia”, finaliza Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS.
Pandemia reprime busca pela primeira cnh e gera crescimento de 63% em processos
As paralisações, adiamentos e interrupções de serviços durante a pandemia de Covid-19 afetaram a demanda pela obtenção da CNH. Com isso, o prazo foi prorrogado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nos seguintes termos: quem iniciou o processo a partir de 1º de janeiro de 2024 continua com o prazo normal para concluir o processo, ou seja, 12 meses a contar da data do protocolo.
Já quem abriu o processo entre 2019 e 2023 tem até 31 de dezembro para concluir. Segundo informações do Detran-MS no início deste mês, mais de 17,7 mil processos estavam agendados para conclusão até o dia 31.
Com o fim do prazo, houve um aumento significativo nas reclamações devido à falta de vagas para exames práticos, o que motivou o mutirão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro ataca Tarcísio por articulação com empresários sobre tarifaço de Trump
Leia Mais
Lula assina decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade após sobretaxa de Trump
Leia Mais
61% dos brasileiros acreditam que Lula representa melhor o país do que Bolsonaro, aponta pesquisa AtlasIntel/Bloomberg
Leia Mais
Zé Teixeira apresenta indicações para atender indígenas e famílias rurais em Laguna Carapã e Dois Irmãos do Buriti
Municípios