Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

ESPORTES

Definida data para eleição do novo presidente da FFMS em abril de 2025

Assembleia Geral Extraordinária estabelece cronograma após controvérsias e disputas internas

12/12/2024

18:20

DA REDAÇÃO

Estevão Petrallás ao lado das urnas usadas na assembleia (Foto: Gabriel de Matos)

Na tarde desta quinta-feira (12), a Assembleia Geral Extraordinária realizada no Hotel Internacional, no Bairro Amambai, em Campo Grande, definiu que a eleição para o cargo de presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) será realizada no dia 8 de abril de 2025. A escolha da data coincide dois dias após a final do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol masculino, buscando evitar conflitos de agenda e garantir a máxima participação dos associados.

CANDIDATOS APROVADOS

Os candidatos à presidência da FFMS já foram aprovados pela comissão eleitoral no mês de outubro deste ano, após rigorosos julgamentos realizados pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) e pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Os candidatos aprovados são:

  • Américo Ferreira (ex-presidente do Novo)
  • André Baird (presidente do Costa Rica)
  • Cláudio Barbosa (presidente do Comercial)
  • Estevão Petrallás (presidente interino da FFMS)
  • Marcos Araújo (presidente do Dourados)
  • Paulo Telles (ex-presidente do Cene)
  • Toni Vieira (ex-presidente do Operário)

MANUTENÇÃO DO PRESIDENTE INTERINO

Até a realização das eleições em abril, Estevão Petrallás continuará no cargo de presidente interino da FFMS, com mandato garantido até o dia 10 de abril. Sua gestão iniciou-se após a prisão do ex-presidente, Francisco Cezário de Oliveira, em maio passado. Cezário foi destituído em 14 de outubro, quando também foram convocadas as eleições para o novo presidente.

TRÂMITE LEGISLATIVO E DEBATES INTERNOS

A primeira assembleia destinada a eleger o novo presidente estava agendada para 1º de novembro, porém, foi suspensa em liminar pelo TJD-MS. A FFMS recorreu a essa decisão no STJD, que posteriormente derrubou a suspensão, permitindo que a eleição fosse realizada conforme o cronograma estabelecido.

Na assembleia realizada no dia 12 de dezembro, estavam previstas duas pautas principais. A primeira envolvia a alteração do estatuto aprovado neste ano, a qual foi rejeitada por maioria dos presentes. Com a rejeição dessa proposta, a segunda pauta de realizar a eleição no mesmo dia também foi inviabilizada.

RESULTADO E REAÇÕES DOS CANDIDATOS

Após intensos debates e uma votação que contou com 267 votos a favor e 85 contrários à castração química, Estevão Petrallás emergiu como o 'vitorioso' da tarde. Ele destacou:

“Os trâmites democráticos a federação cumpriu. Os associados manifestaram de uma forma muito aberta e democrática. Foi um resultado muito positivo no sentido de preservar principalmente os oito clubes da série A que votaram a favor.”

André Baird, presidente do Costa Rica, expressou sua decepção com a decisão:

“A gente teve que trabalhar para propor o que a gente pensava. O que poderia ser decidido dentro da democracia. Eu tenho que voltar para o Costa Rica e representar meu time. Perdi no voto e respeito assim porque eu busquei a democracia.”

Paulo Telles, ex-presidente do Cene, justificou a escolha da data para abril:

“Os filiados entenderam que a eleição poderia prejudicar o campeonato. Então, deixamos para abril para fazer algo mais tranquilo.”

CONTEXTUALIZAÇÃO E IMPACTOS FUTUROS

A definição da data para a eleição marca o fim de um período de incertezas e conflitos internos dentro da FFMS. A escolha de 8 de abril de 2025 visa não apenas organizar o calendário esportivo, mas também proporcionar um ambiente mais estável para a condução das atividades federativas.

A expectativa é que a eleição realizada após a final do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A permita uma transição de liderança mais eficiente e alinhada com os interesses dos clubes e atletas envolvidos.

PRÓXIMOS PASSOS

Com a data da eleição definida, os clubes e filiados da FFMS agora se preparam para o processo eleitoral, que deverá ocorrer de maneira transparente e democrática. Estevão Petrallás, como presidente interino, continuará a conduzir as atividades da federação até a posse do novo presidente eleito.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: