POLÍCIA
PF prende general e grupo militar acusado de planejar golpe e assassinato de Lula e Alckmin
Operação Contragolpe revela esquema chamado "Punhal Verde e Amarelo", que previa ações violentas para impedir a posse presidencial em 2022.
19/11/2024
07:03
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira, 19 de novembro, a prisão de um general reformado, ex-membro do governo Jair Bolsonaro, e três militares conhecidos como "kids pretos". O grupo é acusado de planejar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e "restringir o livre exercício do Poder Judiciário".
As investigações, parte da Operação Contragolpe, identificaram um planejamento detalhado intitulado "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A execução estava prevista para 15 de dezembro de 2022.
Além das prisões, foram cumpridas 15 medidas cautelares, incluindo a proibição de contato entre os investigados, entrega de passaportes em 24 horas e suspensão de funções públicas. Mandados de busca foram executados no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal, com acompanhamento do Exército devido à participação de militares na organização investigada.
A Polícia Federal apontou que o grupo utilizava técnicas avançadas de operações militares para planejar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. O plano também incluía a criação de um "Gabinete Institucional de Gestão de Crise" para gerenciar conflitos gerados pelas ações planejadas.
As acusações incluem crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. O caso segue em investigação, e os advogados dos acusados ainda não se manifestaram.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Leia Mais
Bataguassu realiza primeiro mutirão da saúde e atende mais de 850 pessoas
Leia Mais
Município de Bataguassu receberá R$ 408 mil na segunda parcela do FPM de Janeiro
Municípios