POLÍTICA
PEC da segurança é um golpe na autonomia dos estados, diz deputado durante inauguração de hangar do DOF
Rodolfo Nogueira critica centralização da segurança durante evento em Dourados
11/11/2024
08:30
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) criticou a PEC da Segurança, classificando-a como "um golpe na autonomia dos estados". Segundo o parlamentar, é essencial que o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) continue exercendo suas funções sem depender exclusivamente de decisões centralizadas. As declarações foram dadas durante a inauguração do hangar do DOF, em Dourados (MS), na última sexta-feira (08).
A nova estrutura do hangar será utilizada pelo DOF para fortalecer o combate ao crime organizado nas regiões de fronteira. A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, houve apresentações com aeronaves que incluíram projeções de rapel, abordagens a baixa altitude e simulações de resgate, demonstrando as funcionalidades do novo helicóptero que será empregado nas operações do DOF.
Nogueira alertou sobre os riscos de centralizar a segurança pública em Brasília, após a apresentação do governo federal da proposta de transformar a PRF em uma "guarda nacional bolivariana", similar ao modelo da Venezuela. O deputado destacou que tal centralização pode enfraquecer as polícias e retirar a autonomia dos estados, colocando em risco a segurança pública do país.
Ele também criticou o governo ao mencionar que a PEC tenta mascarar uma intenção de "enfraquecer a segurança pública nacional", propondo modelos inspirados em estados com altos índices de criminalidade, como a Bahia, governada pela esquerda há 17 anos.
“A esquerda sempre propaga políticas que desmilitarizam a polícia, defendem o desencarceramento, a liberação das drogas e o desarmamento da população”, afirmou Nogueira, reforçando que os deputados e parlamentares devem se manter atentos às implicações da proposta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios