POLÍTICA
ALEMS aprova unificação das carreiras de Perito Oficial Forense e Papiloscopista em votação histórica
Projeto fortalece a estrutura da categoria e é celebrado pelo Sinpap/MS
30/10/2024
18:05
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 12/2024, que unifica as carreiras de Perito Oficial Forense e Perito Papiloscopista. A proposta, uma iniciativa do Poder Executivo, visa reforçar a estrutura e a valorização dos papiloscopistas, representando uma conquista histórica para o Sindicato dos Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS).
O deputado estadual Junior Mochi (MDB) elogiou a atuação da presidente do Sinpap/MS, Danielle Bueno, que discursou em nome da categoria durante a votação. Segundo Mochi, a fala de Bueno destacou a importância e as competências dos peritos papiloscopistas, além de ter sido inspiradora:
“Surpreendeu a todos nós pela condução e toda fala, as atribuições e competências da categoria. E a sua fala me remeteu ao passado, eu já fui escrevente judicial, e lá eu tinha um contato com os peritos papiloscopistas. Esse é o primeiro passo dado a quem merece de direito. Essa casa de Leis estará sempre à disposição de vocês”, afirmou o deputado.
A unificação das carreiras é vista como um avanço para os papiloscopistas, que desempenham um papel essencial na segurança pública e no sistema de justiça, garantindo a identificação de indivíduos e contribuindo para a resolução de casos. Com o projeto aprovado, a categoria aguarda agora a sanção do governador, o que consolidará oficialmente a medida.
Para o Sinpap/MS, a aprovação do projeto é uma vitória importante na luta pelo reconhecimento e valorização da categoria. Além de reforçar a estrutura profissional, a medida possibilita melhores condições de trabalho e reconhecimento das funções dos papiloscopistas, cujo trabalho é fundamental para a segurança pública em Mato Grosso do Sul.
O projeto, que agora segue para sanção do governador, marca um capítulo histórico para a categoria e reforça o compromisso da ALEMS com a valorização das carreiras que contribuem significativamente para a sociedade.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ateliê Janaína Marques inaugura espaço físico em Bataguassu com bolsas de design exclusivo e qualidade artesanal
Leia Mais
PT cogita Simone Tebet como candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul em 2026
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro ameaça deixar PL se Tarcísio de Freitas ingressar na sigla
Leia Mais
Vander Loubet assume comando do PT em Mato Grosso do Sul e projeta fortalecimento da sigla para 2026
Municípios