POLÍTICA
ALEMS aprova unificação das carreiras de Perito Oficial Forense e Papiloscopista em votação histórica
Projeto fortalece a estrutura da categoria e é celebrado pelo Sinpap/MS
30/10/2024
18:05
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 12/2024, que unifica as carreiras de Perito Oficial Forense e Perito Papiloscopista. A proposta, uma iniciativa do Poder Executivo, visa reforçar a estrutura e a valorização dos papiloscopistas, representando uma conquista histórica para o Sindicato dos Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS).
O deputado estadual Junior Mochi (MDB) elogiou a atuação da presidente do Sinpap/MS, Danielle Bueno, que discursou em nome da categoria durante a votação. Segundo Mochi, a fala de Bueno destacou a importância e as competências dos peritos papiloscopistas, além de ter sido inspiradora:
“Surpreendeu a todos nós pela condução e toda fala, as atribuições e competências da categoria. E a sua fala me remeteu ao passado, eu já fui escrevente judicial, e lá eu tinha um contato com os peritos papiloscopistas. Esse é o primeiro passo dado a quem merece de direito. Essa casa de Leis estará sempre à disposição de vocês”, afirmou o deputado.
A unificação das carreiras é vista como um avanço para os papiloscopistas, que desempenham um papel essencial na segurança pública e no sistema de justiça, garantindo a identificação de indivíduos e contribuindo para a resolução de casos. Com o projeto aprovado, a categoria aguarda agora a sanção do governador, o que consolidará oficialmente a medida.
Para o Sinpap/MS, a aprovação do projeto é uma vitória importante na luta pelo reconhecimento e valorização da categoria. Além de reforçar a estrutura profissional, a medida possibilita melhores condições de trabalho e reconhecimento das funções dos papiloscopistas, cujo trabalho é fundamental para a segurança pública em Mato Grosso do Sul.
O projeto, que agora segue para sanção do governador, marca um capítulo histórico para a categoria e reforça o compromisso da ALEMS com a valorização das carreiras que contribuem significativamente para a sociedade.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obras na BR-163/MS exigem atenção redobrada dos motoristas; confira trechos com desvios e operações pare-e-siga
Leia Mais
Novembro Azul: vereador Carlão destaca a importância do cuidado com a saúde masculina e do diagnóstico precoce
Leia Mais
Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, em São Paulo
Leia Mais
Repasse de R$ 1 milhão garante segunda turma de Direito da Uems em Bataguassu
Municípios