POLÍCIA
Polícia Federal realiza operação em MS para investigar fraude de filiação de Lula ao PL
Investigação começou após notícia-crime encaminhada pelo TSE
30/10/2024
07:25
CGN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (30), como parte da operação "Infiliatio", que investiga a fraude que “filiou” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PL (Partido Liberal), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, em julho de 2023. Lula é um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores (PT), e o caso gerou grande repercussão.
A investigação foi iniciada após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) receber uma notícia-crime sobre o ocorrido. Segundo a PF, não houve invasão ao Sistema de Filiação Partidária (FILIA) do TSE. No entanto, foi constatada a realização fraudulenta de um pedido de filiação partidária em nome do presidente, utilizando dados falsos. O pedido chegou ao tribunal após passar pela etapa de moderação, feita por um funcionário do PL, cuja atuação também está sob investigação.
A operação revelou que o uso de dados falsos começou desde o primeiro passo do procedimento de filiação. Durante o processo, o suposto interessado acessou o formulário digital no site oficial do PL, preenchendo informações como dados pessoais, políticos, selfie, upload de documentos, endereço, telefone e e-mail, além de aceitar os termos de uso da filiação.
Os investigados podem responder por crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. As investigações continuam para identificar outras possíveis fraudes e os motivos por trás do ato criminoso.
O procedimento de filiação partidária segue a Resolução 23.596, de 20 de agosto de 2019, do TSE, que regula o envio de dados de filiados pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel destaca parceria com Assembleia Legislativa e planeja investimentos para 2025
Leia Mais
TCE-MS define recesso e plantão para fim de ano com serviços essenciais mantidos
Leia Mais
Exposição "Evolução, um Olhar na Arte" destaca talento local na Biblioteca Municipal Rosário Congro
Leia Mais
Carlão discute políticas culturais com coordenadora do Comitê de Cultura de MS
Municípios