ELEIÇÕES 2024
Eleitor tem até este sábado para baixar e habilitar o e-Título
Aplicativo permite consulta ao local de votação, justificativa e outros serviços; Justiça Eleitoral recomenda evitar "filas virtuais"
26/10/2024
09:25
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Quem vai votar no segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27), em Campo Grande ou em outras cidades do país, e deseja usar o aplicativo e-Título como documento de identificação, precisa baixá-lo ou atualizá-lo até este sábado (26). A ferramenta digital da Justiça Eleitoral não estará disponível para download ou atualização nas lojas virtuais no dia da votação.
Lançado em 2017, o e-Título é a versão digital do título de eleitor e pode ser baixado nas lojas de aplicativos para smartphones. Ele substitui o documento em papel e é aceito como identificação nos locais de votação, desde que tenha foto. A versão com foto é válida apenas para eleitores que já fizeram o cadastro biométrico. Quem não possui biometria precisa apresentar outro documento oficial com foto.
O aplicativo oferece diversos serviços, como:
O e-Título também possui recursos inclusivos para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltonismo, facilitando o acesso e a usabilidade.
Para evitar problemas de conexão e possíveis "filas virtuais", a Justiça Eleitoral recomenda que o e-Título seja baixado ou atualizado o mais rápido possível, pois a alta demanda no dia anterior às eleições pode comprometer a qualidade do acesso.
No primeiro acesso ao aplicativo, o eleitor precisa preencher informações como nome, data de nascimento, número do título de eleitor ou CPF, e filiação. O sistema também exige uma série de perguntas de segurança para a emissão do documento digital. Após isso, o usuário cria uma senha de 8 a 70 caracteres alfanuméricos para acesso posterior.
Nos acessos seguintes, o eleitor pode utilizar o número do CPF para facilitar o login. Importante ressaltar que apenas um título de eleitor pode ser cadastrado por dispositivo, garantindo a segurança do aplicativo.
No domingo, os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral podem justificar a ausência diretamente pelo e-Título, sem necessidade de anexar documentos. O aplicativo utiliza a geolocalização do dispositivo para verificar se o usuário está fora da cidade onde deveria votar. A justificativa pode ser feita das 8h às 17h (horário de Brasília para eleitores no Brasil) e das 8h às 17h no horário local para brasileiros no exterior.
Quem não comparecer às urnas terá um prazo de 60 dias para justificar a ausência. Caso o eleitor tenha faltado aos dois turnos, será necessário justificar cada turno separadamente, apresentando documentos que comprovem o motivo da ausência.
O e-Título solicita algumas permissões para funcionar de maneira adequada:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Carreta da Mulher realiza 218 atendimentos em seis dias e amplia oferta de exames em Três Lagoas
Leia Mais
Cidadania/MS elege nova direção e defende diálogo para superar polarização política
Leia Mais
Fachin propõe código de conduta para ministros dos tribunais superiores após polêmica envolvendo Toffoli
Leia Mais
“Anistia para Bolsonaro está fora de questão”, diz Paulinho da Força sobre projeto de dosimetria
Municípios