ELEIÇÕES 2024
Dez candidatos a vereador em MS não receberam votos, mas dois ficaram como suplentes
Eleições de 2024 em Mato Grosso do Sul registram casos curiosos, com candidatos sem nenhum voto ocupando a suplência
21/10/2024
07:30
OE
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Das 6.897 candidaturas registradas ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2024 em Mato Grosso do Sul, apenas 849 foram eleitos, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Entre os milhares que não conseguiram vaga, dez candidatos não receberam sequer o próprio voto, mesmo tendo lançado oficialmente suas candidaturas. Curiosamente, dois deles se tornaram suplentes.
A maior parte dos candidatos sem votos é formada por estreantes na política, que nunca haviam concorrido a cargos eletivos antes. Dos dez, apenas dois já haviam participado de eleições anteriores:
Mesmo sem votos, Silvano Teza Padilha (MDB), de Rio Brilhante, e Glenda Gabrielle Maximo (PP), de Rochedo, ficaram como suplentes e podem ocupar vagas na Câmara Municipal caso algum vereador deixe o cargo por nomeação ou cassação.
O sistema proporcional, usado nas eleições para cargos legislativos, permite que candidatos com menos votos se tornem eleitos ou suplentes. Isso ocorre devido ao quociente eleitoral e quociente partidário, que fortalecem os partidos ao definir o número de cadeiras disponíveis para cada legenda.
Com a recente decisão do STF, que invalidou a regra das sobras estabelecida pela Lei 14.211/2021, todos os partidos podem participar da última etapa da distribuição das vagas, mesmo que não alcancem a cláusula de desempenho.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Munhoz & Mariano esclarecem polêmica sobre fogos no rodeio de Nioaque: “Não ocorreram durante o show”
Leia Mais
Carlão cobra agilidade e transparência do Executivo na liberação de licenças ambientais e de construção em Campo Grande
Leia Mais
Câmara de Campo Grande completa 100 dias com foco em soluções para mobilidade, saúde e infraestrutura
Leia Mais
Projeto de Hashioka propõe até 50% de desconto no IPVA para veículos híbridos em MS
Municípios