INCLUSIVO
MS Supera: programa social ajuda bolsista a realizar sonho de fazer medicina na UFMS
Estudante de baixa renda é beneficiada por programa do governo de Mato Grosso do Sul que oferece apoio financeiro para permanência nos estudos
17/10/2024
17:30
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nada foi fácil na vida de Gabriela Alves dos Santos Pires. Após anos de esforço e dedicação, ela finalmente passou no curso de Medicina da UFMS em 2024. O desafio agora é continuar os estudos, já que o curso é de período integral e não permite que ela trabalhe. Foi nesse momento que o programa MS Supera, do Governo de Mato Grosso do Sul, surgiu como um alívio.
"Eu não tinha como conciliar o trabalho com os estudos. O MS Supera para mim é tranquilidade. Sem o benefício, a qualidade de vida seria péssima", conta Gabriela.
O MS Supera concede um salário mínimo mensal a estudantes de baixa renda de cursos técnicos ou universitários, ajudando a reduzir a evasão e permitindo que os alunos se concentrem nos estudos. Em 2024, 2 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa, que integra as ações da Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).
Mais Social
Outro programa que visa apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade é o Mais Social, que oferece R$ 450 mensais para a compra de alimentos, gás de cozinha, produtos de limpeza e higiene. O benefício é distribuído por meio de um cartão, que não permite a compra de bebidas alcoólicas ou tabaco. Nas comunidades indígenas, o benefício é entregue como cestas de alimentos.
Crescimento econômico com inclusão
O governador Eduardo Riedel enfatizou que a prioridade de sua gestão é o combate à extrema pobreza, por meio de qualificação e inclusão produtiva.
“Nosso grande desafio é incluir na vida produtiva aqueles que estão à margem da sociedade. Queremos que as próximas gerações se libertem da pobreza extrema e assumam um novo protagonismo,” disse Riedel.
Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais cresce no Brasil, com um aumento de 68% na indústria de transformação na última década. O estado se destaca por combinar crescimento econômico com políticas de inclusão social, sendo o 1º em investimento público no Brasil, além de ter a 3ª menor taxa de extrema pobreza e o 4º maior nível de ocupação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira a escala médica de upas e crs em campo grande nesta quarta-feira
Municípios