INCLUSIVO
MS Supera: programa social ajuda bolsista a realizar sonho de fazer medicina na UFMS
Estudante de baixa renda é beneficiada por programa do governo de Mato Grosso do Sul que oferece apoio financeiro para permanência nos estudos
17/10/2024
17:30
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nada foi fácil na vida de Gabriela Alves dos Santos Pires. Após anos de esforço e dedicação, ela finalmente passou no curso de Medicina da UFMS em 2024. O desafio agora é continuar os estudos, já que o curso é de período integral e não permite que ela trabalhe. Foi nesse momento que o programa MS Supera, do Governo de Mato Grosso do Sul, surgiu como um alívio.
"Eu não tinha como conciliar o trabalho com os estudos. O MS Supera para mim é tranquilidade. Sem o benefício, a qualidade de vida seria péssima", conta Gabriela.
O MS Supera concede um salário mínimo mensal a estudantes de baixa renda de cursos técnicos ou universitários, ajudando a reduzir a evasão e permitindo que os alunos se concentrem nos estudos. Em 2024, 2 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa, que integra as ações da Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).
Mais Social
Outro programa que visa apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade é o Mais Social, que oferece R$ 450 mensais para a compra de alimentos, gás de cozinha, produtos de limpeza e higiene. O benefício é distribuído por meio de um cartão, que não permite a compra de bebidas alcoólicas ou tabaco. Nas comunidades indígenas, o benefício é entregue como cestas de alimentos.
Crescimento econômico com inclusão
O governador Eduardo Riedel enfatizou que a prioridade de sua gestão é o combate à extrema pobreza, por meio de qualificação e inclusão produtiva.
“Nosso grande desafio é incluir na vida produtiva aqueles que estão à margem da sociedade. Queremos que as próximas gerações se libertem da pobreza extrema e assumam um novo protagonismo,” disse Riedel.
Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais cresce no Brasil, com um aumento de 68% na indústria de transformação na última década. O estado se destaca por combinar crescimento econômico com políticas de inclusão social, sendo o 1º em investimento público no Brasil, além de ter a 3ª menor taxa de extrema pobreza e o 4º maior nível de ocupação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Aos 25 anos, mineira se torna a mais jovem juíza federal do Brasil ao tomar posse no TRF1
Leia Mais
Bolsonaro apresenta primeiros sinais de recuperação intestinal, mas segue sem previsão de alta
Leia Mais
Quem são os principais cardeais cotados para assumir o papado após a morte de Francisco
Leia Mais
Melania Trump evita incidente diplomático de Donald Trump durante velório do Papa Francisco
Municípios