Campo Grande (MS), Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025

Política / Assembleia Legislativa

PL de Hashioka que inclui Caminho do Imaculado Coração de Maria no Calendário Oficial de MS é aprovado em 1ª discussão

Proposta reconhece manifestação religiosa que movimenta Bataguassu, Anaurilândia, Batayporã e Nova Andradina, fortalecendo tradição e identidade cultural do Estado

02/12/2025

11:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei 195/2025, de autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), que inclui oficialmente o Caminho do Imaculado Coração de Maria no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, criado pela Lei 3.945/2010. A proposta recebeu 18 votos favoráveis na sessão ordinária desta terça-feira (2).

Segundo o deputado, a iniciativa reconhece uma manifestação cultural e religiosa consolidada, que anualmente reúne centenas de devotos em um ato de fé, espiritualidade e reflexão. O evento ocorre sempre na última semana de maio.

Percurso e tradição

A peregrinação tem início em Bataguassu, passando por Anaurilândia e Batayporã, até chegar ao Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina.
Idealizado há 11 anos pelo Padre Moacir Miguel dos Santos e por Ana Nely Castello Branco Sanches, da Paróquia São João Batista de Bataguassu, o caminho foi inspirado no tradicional Caminho da Fé, que leva peregrinos de Minas Gerais e São Paulo até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Em Mato Grosso do Sul, o trajeto soma cerca de 160 quilômetros, percorrendo trechos urbanos e rurais, entre estradas de asfalto e de terra.

Impacto cultural e religioso

A inclusão do evento no calendário oficial possibilitará que paróquias católicas interessadas o incorporem às suas programações anuais, com divulgação organizada e manifestações religiosas e culturais ao longo do percurso. A proposta fortalece a visibilidade da peregrinação e incentiva o turismo religioso na região.

Posicionamento do autor

Para Roberto Hashioka, a aprovação representa “uma forma de celebrar e conservar a história religiosa do nosso Estado”, valorizando tradições que reforçam a identidade cultural sul-mato-grossense.

Tramitação

Após aprovação inicial, o Projeto de Lei segue para análise das comissões de mérito antes de retornar ao plenário para a segunda votação.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: