Campo Grande (MS), Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

TCE-MS

Tribunal de Contas tem representantes na Rede de Secretários-Gerais de Controle Externo dos Tribunais de Contas

Eduardo Dionizio e Valéria Saes Cominale representam o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul na Seconex, focada no aprimoramento do controle externo no Brasil

08/10/2024

10:00

ASSECOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) conta com dois representantes na Rede de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex): o diretor da Secretaria de Controle Externo (Secex), Eduardo Dionizio, e a auditora de controle externo, Valéria Saes Cominale. A Seconex foi criada pela Portaria Conjunta nº 02/2024 do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e tem como objetivo atuar como uma instância propositiva, consultiva e colaborativa nos assuntos de controle externo.

Estrutura e funções da Rede Seconex

A Rede contará com um Comitê Executivo, liderado por um secretário executivo e composto por representantes da própria Seconex e das entidades parceiras. Um grupo de apoio administrativo e operacional também dará suporte às atividades da Rede. Entre as principais atribuições da Seconex estão:

  • Propor e opinar sobre o plano e os direcionadores estratégicos do IRB e da Atricon.
  • Apoiar a execução de projetos estratégicos voltados ao aprimoramento do controle externo brasileiro.
  • Contribuir para o aprimoramento das ações e dos resultados das Cortes de Contas.

Além disso, a Seconex atuará na coordenação de auditorias, levantamentos e diagnósticos programados pelas entidades, e apoiará a implementação de melhorias nas normas e processos de fiscalização e auditoria dos Tribunais de Contas. A Rede também busca inovar em métodos e tecnologias de controle externo, especialmente aquelas baseadas em inteligência artificial, alinhadas ao Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC).

Importância da Rede Seconex

Para Eduardo Dionizio, diretor da Secex do TCE-MS, a Rede Seconex é uma ferramenta essencial para o aperfeiçoamento do controle externo no Brasil. Ele destacou a importância do fórum de debate promovido pela Atricon, que visa melhorar a atuação das Cortes de Contas em nível nacional. "O TCE-MS é integrante da referida rede e acredita no sucesso da mesma", afirmou Dionizio, ressaltando o compromisso do Tribunal em contribuir com o desenvolvimento do sistema de controle externo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: