COMEMORAÇÃO
Hoje, quinta-feira (26), celebra-se o Dia Nacional do Surdo
Data marca avanços e desafios na inclusão da comunidade surda no Brasil
26/09/2024
06:15
ANA KARLA SOUZA
©REPRODUÇÃO
Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Surdo, uma data que celebra a luta por inclusão e direitos da comunidade surda no Brasil. A escolha do dia remonta à inauguração, em 1857, da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atualmente conhecido como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
A criação da Lei nº 10.436/2002 foi um marco fundamental para a comunidade surda brasileira. A lei reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, exigindo que o poder público apoie sua difusão e utilização. Desde então, a Libras passou a ser ensinada na formação de professores e adotada em diversas instituições públicas e privadas.
Apesar de conquistas importantes, como a Lei de Cotas para Deficientes, a inclusão total de pessoas surdas ainda não é uma realidade no Brasil. Aproximadamente 5% da população brasileira possui alguma deficiência auditiva, o que corresponde a cerca de 10 milhões de pessoas. Deste total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda.
A faixa etária mais afetada pela surdez é a dos idosos, já que 91% dos casos de surdez são adquiridos ao longo da vida, enquanto 9% nascem com a condição. O envelhecimento da população brasileira sugere que os números devem aumentar nos próximos anos, agravando ainda mais o quadro de surdez no país.
A surdez é caracterizada pela impossibilidade ou dificuldade de ouvir. O sistema auditivo, que conduz o som até o ouvido interno, transforma as ondas sonoras em estímulos elétricos que são interpretados pelo cérebro, responsável por reconhecer os sons.
O Dia Nacional do Surdo é uma data para reforçar a importância de políticas inclusivas e o reconhecimento da cultura surda, buscando uma sociedade mais acessível e igualitária para todos.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios