ALERTA!
Alerta de tempestade se estende para o centro de MS; confira onde chove
27 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuva forte e ventos de até 60 km/h
15/09/2024
11:48
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
©ILUSTRAÇÃO
Diversas regiões de Mato Grosso do Sul registraram chuvas e tempestades neste final de semana, conforme o alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para as áreas sudeste e leste do estado. Neste domingo (15), o alerta de risco de tempestade se expandiu para o centro do estado, abrangendo 27 municípios, que podem enfrentar chuvas e ventos fortes ao longo do dia.
De acordo com o Inmet, nas regiões sob alerta, são esperados volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de 40 a 60 km/h, com a possibilidade de queda de granizo em algumas localidades. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações ou alagamentos é considerado baixo.
Em Campo Grande, a previsão indica que a chuva deve chegar à tarde, com a umidade relativa do ar variando entre 48% e 82%. As temperaturas na capital serão um pouco mais elevadas que no sábado (14), com mínima de 21ºC e máxima de 32ºC. No entanto, o volume de chuva previsto, de apenas 1,2 mm, é insuficiente para aliviar a sensação de abafamento que tem marcado as últimas semanas. A expectativa é que as chuvas retornem de forma mais significativa apenas na próxima semana, ainda que abaixo do ideal.
O retorno das chuvas ao estado é reflexo da frente fria que avança sobre Mato Grosso do Sul, atingindo principalmente a região central.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade e utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada. A população deve se manter atenta às orientações das autoridades e, se necessário, procurar abrigo seguro durante as tempestades.
A chegada das chuvas é um alívio momentâneo para o tempo seco que predomina no estado, mas as autoridades alertam que o clima instável pode trazer desafios, como ventos fortes e temporais localizados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula celebra encontro com Trump: “Aquilo que parecia impossível se tornou possível”
Leia Mais
Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil
Leia Mais
Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado
Leia Mais
Nelsinho Trad homenageia prefeito de Ribas do Rio Pardo por projeto “Líderes do Amanhã”
Municípios