PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria traz nebulosidade e risco de chuvas escuras para Mato Grosso do Sul
Especialistas alertam para possibilidade de chuva com fuligem devido a incêndios florestais
14/09/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
A chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), promete mudar as condições climáticas neste fim de semana. Há previsão de chuvas nas regiões extremo sul e sul do Estado já a partir deste sábado (14), com temperaturas máximas entre 24°C e 25°C. Nas demais áreas, o calor ainda predomina, mas com uma leve redução em relação aos últimos dias.
Campo Grande começa o dia com 22°C, podendo atingir até 35°C no período mais quente. Em Dourados, as temperaturas variam de 18°C a 31°C. Já na região sul, cidades como Ponta Porã e Iguatemi devem amanhecer com 18°C e alcançar máximas de 24°C e 25°C, respectivamente.
Na região do Bolsão, Paranaíba terá temperaturas entre 23°C e 39°C, enquanto Três Lagoas oscila entre 24°C e 39°C. No norte do Estado, Coxim registra mínima de 26°C e pode chegar aos 37°C. Nas áreas pantaneiras, Corumbá começa o sábado com 23°C e atinge 32°C, enquanto Aquidauana terá máxima de 36°C. Já no sudoeste, Porto Murtinho fica com temperaturas entre 20°C e 26°C.
O domingo deve ser marcado por aumento na probabilidade de chuva, além de uma significativa melhora nos índices de umidade relativa do ar, com valores acima de 40% a 50%.
Contudo, o destaque do fim de semana fica para a possibilidade de ocorrerem chuvas escuras ou pretas, fenômeno que pode ser causado pela alta concentração de material particulado, como poeira e fuligem, devido aos incêndios florestais. Essa situação ocorre quando a chuva se forma acima da camada de fumaça, arrastando partículas para a superfície. Caso a chuva escura seja registrada, as autoridades recomendam que a população evite contato com essa água.
As regiões norte e nordeste do Estado, por outro lado, continuam sem previsão de chuva, mantendo o padrão de calor intenso e baixa umidade, características de um longo período de estiagem.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula celebra encontro com Trump: “Aquilo que parecia impossível se tornou possível”
Leia Mais
Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil
Leia Mais
Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado
Leia Mais
Nelsinho Trad homenageia prefeito de Ribas do Rio Pardo por projeto “Líderes do Amanhã”
Municípios