TRÊS LAGOAS
Capivaras recebem suplementação alimentar devido à seca prolongada em Três Lagoas
Medida busca evitar que os animais deixem a área da Lagoa Maior em busca de alimento nos bairros próximos
13/09/2024
10:00
DA REDAÇÃO
Nível de água da Lagoa Maior está 20 centímetros abaixo do normal (Foto: Rádio Difusora)
Em função da estiagem prolongada que compromete a vegetação local, as 120 capivaras que habitam o entorno da Lagoa Maior, em Três Lagoas, estão recebendo suplementação alimentar. A ação foi implementada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) para prevenir que os animais saiam da área das lagoas e invadam bairros em busca de alimentos.
A alimentação complementar consiste em cana-de-açúcar triturada e forragem, que compensam a escassez da pastagem natural causada pela seca. Segundo a prefeitura, esse manejo é necessário para proteger os animais e garantir a segurança dos moradores das áreas próximas.
Além da suplementação, quando o número de capivaras aumenta significativamente, é realizado o translado de parte dos animais para o Parque Natural Municipal do Pombo, localizado na BR-262, sentido Campo Grande. No entanto, ainda não há data definida para o próximo transporte.
A prefeitura também informou que o nível das águas da Lagoa Maior está 20 centímetros abaixo do normal, mas que esse índice já foi registrado em outras ocasiões, não sendo fora do comum. A profundidade máxima da lagoa é de 1,60 metro.
Essa ação faz parte dos esforços de preservação da fauna local e manutenção da harmonia entre os animais e a população de Três Lagoas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios