VEÍCULOS
Setembro: Licenciamento de veículos com final 9 em MS deve ser regularizado
Proprietários têm até o final do mês para evitar multas e apreensão do veículo
10/09/2024
17:00
DETRAN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Proprietários de aproximadamente 30 mil veículos no Mato Grosso do Sul, com placas terminadas em 9, devem regularizar o licenciamento de seus veículos durante o mês de setembro. A taxa de licenciamento é de R$ 221,24, mas, se o pagamento for efetuado após o prazo, o valor será atualizado para R$ 284,70.
De acordo com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o pagamento pode ser feito em qualquer agência ou correspondente bancário do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, além de casas lotéricas e pela Rede Pague Fácil. A segunda via da guia de pagamento está disponível no portal meudetran.ms.gov.br ou no aplicativo oficial do Detran-MS.
IPVA e Licenciamento: Para emitir a guia do licenciamento, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve estar quitado. Se o IPVA foi parcelado, é possível emitir a guia com ou sem os valores restantes, mas o licenciamento só será liberado se o imposto estiver em dia.
CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo): O porte do CRLV é obrigatório e pode ser apresentado na forma física ou digital, disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT). A versão digital pode ser acessada diretamente pelo celular.
Circular com o veículo sem licenciamento é considerado uma infração gravíssima, conforme o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com as seguintes penalidades:
A fiscalização é rigorosa, e condutores flagrados com licenciamento vencido podem ter o veículo apreendido, além de arcar com custos adicionais para regularização.
O Detran-MS oferece diversas opções para facilitar o pagamento e acesso à guia de licenciamento. O aplicativo oficial permite que os proprietários realizem o pagamento de forma rápida e segura, além de obter informações atualizadas sobre o veículo.
Manter o licenciamento em dia é essencial para garantir a conformidade do veículo com as normas de trânsito e segurança, evitando multas e complicações.
Para mais informações, acesse o site do Detran-MS ou utilize o aplicativo da autarquia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios