DESFILE DA INDEPENDÊNCIA
Público lota arquibancadas e ruas para manter tradição no desfile de 7 de setembro em Campo Grande
Famílias se reúnem para prestigiar desfile cívico-militar, que conta com a presença de mais de 3,9 mil participantes
07/09/2024
08:50
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Neste sábado (7), feriado da Independência do Brasil, o desfile cívico-militar em Campo Grande atraiu milhares de pessoas ao centro da cidade. As arquibancadas, localizadas entre as Ruas Marechal Cândido Mariano Rondon e 15 de Novembro, ficaram lotadas desde cedo. Muitas famílias chegaram horas antes para garantir um bom lugar, mantendo a tradição de levar as crianças para assistir ao evento. O governador Eduardo Riedel (PSDB) realizou a revista à tropa e seguiu para o palanque das autoridades.
Entre os espectadores, a auxiliar de saúde bucal Ana Paula Prado, de 31 anos, trouxe sua filha de 11 anos e o sobrinho de 4 anos para vivenciar o desfile pela primeira vez. “Quando criança, eu vinha com as minhas tias, mas fomos crescendo e a tradição acabou. Espero que eles gostem e se interessem por coisas boas e novidades. Para eles, será uma experiência nova, e quero continuar trazendo-os nos próximos anos”, comentou Ana.
Já a vendedora Giovanna Vilela, de 20 anos, participou pela primeira vez do desfile para prestigiar o esposo, cabo do Exército Brasileiro. Acompanhada da família, ela trouxe até uma cadeira para garantir o conforto. “Sempre achei interessante, mas nunca senti vontade de vir. Agora que ele está participando, resolvemos assistir”, disse Giovanna.
Para a aposentada Paula Iara Dias, de 72 anos, o evento faz parte de uma tradição familiar há mais de 20 anos. Ela chegou cedo para assistir à neta, que desfila pela escola Teotônio. “Ela vai subir com uma tocha. Sempre tivemos alguém da família participando, e mesmo se não tivesse, eu viria", relatou Paula.
A engenheira civil Pieda Veigas, de 35 anos, também compartilha esse sentimento. Ex-militar, ela aguarda com emoção a participação de seu filho, que desfila pelo Colégio Militar. “Fico emocionada, é um dia muito representativo. O patriotismo é algo que valorizo muito”, destacou Pieda.
Trabalhando no evento há 25 anos, o ambulante Cláudio Borges de Queiroz, de 58 anos, enfrentou dificuldades para conseguir vender seus produtos este ano. “Tive problemas com a polícia, mas consegui um lugar para vender. As vendas estão menores, normalmente venderia 150 unidades, mas hoje foram apenas 50”, comentou Cláudio, que comercializa chipa e café.
Por outro lado, Pedro Luciano, que vende balões e brinquedos, afirma que o evento é uma ótima oportunidade de vendas. “Dá para tirar um bom rendimento, geralmente consigo vender mais de 50 unidades”, contou.
O desfile deste ano contou com a participação de mais de 3,9 mil pessoas, incluindo representantes de escolas, entidades e autoridades de Mato Grosso do Sul. Entre os presentes, o governador Eduardo Riedel e a prefeita Adriane Lopes acompanharam de perto a cerimônia.
Confira a quantidade de participantes de cada grupo:
O desfile percorre diversas ruas do centro de Campo Grande, com bloqueios e interdições em áreas como:
Durante o evento, policiais militares e integrantes do Exército Brasileiro estão orientando o trânsito na região para garantir a fluidez, já que o grande público gerou um intenso movimento de veículos, especialmente nas proximidades da Avenida Mato Grosso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Leia Mais
Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 11 milhões
Leia Mais
CBF nega camisa vermelha da Seleção Brasileira e afirma compromisso com estatuto
Municípios