MUNDO
Maduro antecipa o Natal para 1º de outubro na Venezuela
Anúncio faz parte de uma estratégia recorrente do governo para desviar o foco da crise política
03/09/2024
22:55
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira (2), em seu programa de televisão Con Maduro+, que o Natal será celebrado a partir de 1º de outubro este ano. A medida, segundo Maduro, é uma forma de "agradecimento" ao povo venezuelano, trazendo "paz, felicidade e segurança" em meio a um cenário de dificuldades. O feriado religioso normalmente celebrado em 25 de dezembro será adiantado, em uma estratégia que o governo tem repetido nos últimos anos.
Essa não é a primeira vez que Maduro antecipa o Natal. Em 2020, as celebrações começaram em 15 de outubro, e, em 2021, foram iniciadas em 4 de outubro. Essa prática parece estar vinculada a uma tentativa de trazer um ar de otimismo em um contexto de crise política, econômica e social.
O anúncio ocorre no mesmo dia em que o Ministério Público venezuelano ordenou a prisão do candidato da oposição, Edmundo González, acusado de supostos crimes relacionados ao terrorismo. A Venezuela atravessa uma crise política profunda, agravada por tensões entre o governo e a oposição, que reivindica uma vitória eleitoral nas eleições de 28 de julho. No entanto, o Tribunal Superior de Justiça (TSJ) e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que apoiam Maduro, não publicaram a contagem completa dos votos, alegando um ataque cibernético.
A oposição, por sua vez, divulgou que 80% das contagens mostram uma vitória significativa de González, e alguns observadores internacionais alegam que as condições eleitorais foram injustas, pedindo uma apuração completa.
Durante o mesmo pronunciamento, Maduro mencionou o recente apagão que afetou 80% do país, afirmando que o incidente foi resultado de sabotagem externa. Ele elogiou a resposta rápida do governo, atribuindo a recuperação do sistema elétrico à colaboração entre as forças cívico-militares e a polícia.
O cenário político e econômico da Venezuela segue desafiador, e medidas como a antecipação do Natal parecem ter a intenção de desviar a atenção das dificuldades internas, ao mesmo tempo em que buscam consolidar o apoio popular em um ambiente de crescente instabilidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Lidio Lopes defende melhorias nas rodovias MS-180 e MS-295 durante audiência pública no Cone Sul
Leia Mais
Jornalista de MS representará o Brasil no Congresso Mundial de Sementes na Turquia
Leia Mais
Hospital Cassems de Campo Grande celebra um ano do serviço de cirurgia cardíaca pediátrica com aula especial
Leia Mais
Professor Rinaldo entrega emenda de R$ 50 mil ao projeto A.T.O. em Campo Grande
Municípios