POLÍTICA
Proposta reconhece legado de Tia Eva na luta contra o racismo e promoção da justiça social
Gleice Jane é a autora da matéria que promove alteração em resolução vigente para incluir homenagem à Tia Eva
02/09/2024
15:55
ASSECOM
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de alterar a denominação de troféu concedido em solenidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), está em tramitação o Projeto de Resolução 32/2024, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que altera a redação da Resolução 39, de 9 de setembro de 2009, alterada pela Resolução 59/2021, que “Institui o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares", para incluir a denominação "Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva". A matéria segue para análise da Comunicação de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Na prática, com a alteração da ementa da Resolução 39, de 9 de setembro de 2009, a nova redação será a seguinte: "Institui o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva." Já o artigo 1º da Resolução 39/2009, alterado pela Resolução 59/2021, será escrito desta forma: “Fica instituído o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva, de frequência anual, a ser concedido em homenagem às pessoas físicas ou jurídicas, como instituições públicas, organizações não-governamentais, universidades ou outros, que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Estado de Mato Grosso do Sul”.
Gleice Jane detalhou a decisão de alterar o nome da honraria. "Criado por iniciativa do deputado estadual Amarildo Cruz, o troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares reconhece pessoas e instituições que combatem o racismo e promovem a justiça social, tornando-se um símbolo de resistência e justiça social. Em 2021, foi promovida pelo deputado a alteração que substituiu a palavra medalha por troféu. Minha proposta visa ampliar a importante honraria para homenagear e perpetuar a memória de Tia Eva, figura histórica de grande relevância para a comunidade negra e história de Mato Grosso do Sul. Esse reconhecimento não é apenas justo, mas necessário para que a memória dessa importante liderança continue viva e inspire futuras gerações, ampliar também o escopo da homenagem, reconhecendo a contribuição de mulheres negras na história do Estado", justificou a parlamentar.
Na luta pelo combate ao racismo e igualdade social, a Assembleia Legilslativa de Mato Grosso do Sul traz uma página multimídia feita pela Gerência de Site e Mídias Sociais, que firma o compromisso de uma cultura antirracista. O combate ao racismo é dever de todos e um trabalho constante. E o primeiro passo para isso é reconhecer que ele existe e que precisa ser enfrentado. Conhecer para conscientizar(-se) e aprimorar atitudes, políticas públicas e ações sociais verdadeiramente inclusivas. Conheçam nossa página, clicando aqui.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Municípios