Campo Grande (MS), Segunda-feira, 31 de Março de 2025

INTERIOR

Rompimento de barragem isola moradores de loteamento de alto padrão em Jaraguari, MS

Médico relata que está preso em casa desde ontem e que tem pelo menos 50 pacientes para atender

21/08/2024

09:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O rompimento da barragem do Nasa Park, um loteamento de alto padrão localizado no município de Jaraguari, Mato Grosso do Sul, deixou moradores isolados e sem previsão de normalização do acesso à região. O incidente, ocorrido na manhã da última terça-feira, causou estragos significativos, incluindo a destruição de duas casas e a abertura de uma cratera que interditou um trecho da BR-163.

Moradores Isolados e Sem Alternativas

Entre os afetados está o neurocirurgião Leonardo Anselmo, que se viu preso em casa desde o rompimento da barragem. Com compromissos profissionais em Campo Grande e Aquidauana, Leonardo precisou pedir a um colega que assumisse seus atendimentos, mas teme pelos compromissos que tem a partir de sexta-feira, quando precisa realizar 50 atendimentos. "O chefe do serviço de neurocirurgia foi avisado e está cobrindo minha ausência, mas preciso de forma urgente ir para a cidade a partir de amanhã", desabafou.

Leonardo relatou que o acesso utilizado por ele para sair com o veículo cedeu após o rompimento, e até o momento, não há nenhuma alternativa viável de deslocamento. "Não tem nenhuma alternativa, até agora não tem nenhuma máquina, nada, só tem uma promessa que a prefeitura vai construir uma estrada", explicou.

Outros moradores do Nasa Park também estão enfrentando dificuldades semelhantes. Um deles, por exemplo, não conseguiu comparecer a uma cirurgia marcada para ontem devido ao isolamento. Leonardo menciona que algumas casas no loteamento são utilizadas apenas nos fins de semana, o que dificulta saber exatamente quantas pessoas estão afetadas.

Medidas e Repercussão

O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, informou que, ainda hoje, irá ao Nasa Park junto com o secretário de obras para viabilizar a construção de um desvio que possa ser utilizado pelos moradores. Contudo, não foi estabelecido um prazo para a conclusão dessas obras, aumentando a incerteza para os residentes.

O rompimento da barragem causou uma série de transtornos, incluindo a interdição total do km 500 na BR-163, uma das principais rodovias da região. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) anunciou que vai autuar os proprietários do Nasa Park, exigindo a elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prada) para restaurar as condições naturais anteriores ao desastre.

Além disso, o Corpo de Bombeiros, que esteve no local após o incidente, informou que não encontrou nenhum certificado de vistoria referente à represa do Nasa Park, o que levanta questões sobre a regularidade e segurança do empreendimento.

Conclusão

O rompimento da barragem do Nasa Park revelou falhas na fiscalização e no planejamento de empreendimentos que, mesmo sendo de alto padrão, podem gerar riscos significativos para moradores e para a infraestrutura ao redor. Com os residentes isolados e a falta de respostas rápidas das autoridades, a situação exige medidas urgentes para garantir a segurança e o retorno à normalidade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: